A matemática do ensino e os documentos curriculares: história da produção de novos saberes

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v20id372

Palavras-chave:

Currículo, Matemática, Formação de professores, História, Expert

Resumo

O artigo trata da produção de novos saberes para o ensino de matemática nos primeiros anos escolares, em perspectiva histórica, considerando a documentação curricular oficial. Programas de Ensino, Guias Curriculares, Propostas Curriculares, Parâmetros Curriculares Nacionais e Base Nacional Comum Curricular são analisados tendo em conta ferramentas teórico-metodológicas que tratam a documentação curricular oficial como referências que ensejam novos saberes, sistematizados por experts. Os resultados do estudo mostram a emergência da matemática do ensino como conceito importante para compreensão dos processos e dinâmicas presentes no desenvolvimento e consolidação de uma dada documentação oficial curricular.

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Biografia do Autor

Wagner Rodrigues Valente, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Doutor em Educação pela USP. Professor Associado Livre Docente do Departamento de Educação da UNIFESP – Campus Guarulhos, SP, Brasil.

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https://doi.org/10.34024/9786587312293

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Publicado

28-09-2023

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Como Citar

VALENTE, Wagner Rodrigues. A matemática do ensino e os documentos curriculares: história da produção de novos saberes. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 20, n. Edição Especial:, p. e023094, 2023. DOI: 10.37001/remat25269062v20id372. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/372. Acesso em: 27 abr. 2024.