Análise da Produção Escrita em Matemática - um recurso à Avaliação como Prática de Investigação

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v19id659

Palavras-chave:

Educação Matemática, Avaliação como Prática de Investigação, Escrita em Matemática

Resumo

Entre as formas possíveis de comunicação em aulas de matemática, a prova escrita parece ser uma das formas mais comuns, se constituindo, quase sempre, como principal recurso que os professores utilizam para que os alunos expressem o que sabem. A avaliação da aprendizagem escolar é entendida como um processo de realização contínua e prolongada, já que esse processo acompanha a formação enquanto e onde ela ocorre. Nessa perspectiva, o objetivo desse artigo é o de apresentar a análise da produção escrita como um recurso para o professor realizar uma avaliação como prática de investigação, apontando para a importância da escrita em Matemática e da Análise da Produção Escrita.

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Biografia do Autor

Pamela Emanueli Alves Ferreira, Universidade Estadual de Londrina – UEL

Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática

Regina Luzia Corio de Buriasco, Universidade Estadual de Londrina – UEL

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática.

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Publicado

10-06-2022

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Como Citar

FERREIRA, Pamela Emanueli Alves; BURIASCO, Regina Luzia Corio de. Análise da Produção Escrita em Matemática - um recurso à Avaliação como Prática de Investigação. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 19, n. Edição Especial, p. e022033, 2022. DOI: 10.37001/remat25269062v19id659. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/54. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Práticas e Histórias de aulas de Matemática