Importância da consideração dos processos cognitivos na didática da matemática

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v19id674

Palavras-chave:

Cognição, Didática da matemática, Aprendizagem

Resumo

Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica que tem como material de estudo livros, artigos científicos, teses e dissertações, desenvolvida com o objetivo de compreender a importância conhecimento sobre os processos cognitivos para a fundamentação do aspecto metodológico da didática da matemática na contemporaneidade. No recorte apresentado elabora-se uma argumentação a favor da importância da consideração dos processos cognitivos na Educação Matemática, no âmbito escolar, justificada por descobertas da neurociência. Para a construção da base teórica os estudos foram direcionados às questões da neurociência cognitiva, da didática da matemática e da psicologia da educação matemática. Os resultados obtidos indicam que, quando a didática da matemática mobiliza adequadamente diferentes processos cognitivos, o ensino da matemática se torna mais eficaz perante as exigências que a sociedade impõe a cada dia.

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Biografia do Autor

Lucélida de Fátima Maia da Costa, Universidade do estado do Amazonas

Doutora em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia da Universidade do estado do Amazonas.

Evandro Ghedin, Universidade Federal do Amazonas

Doutor em Filosofia da Educação pela Universidade de São Paulo. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas. 

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Publicado

12-08-2022

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Como Citar

COSTA, Lucélida de Fátima Maia da; GHEDIN, Evandro. Importância da consideração dos processos cognitivos na didática da matemática. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 19, n. Edição Especial, p. e022046, 2022. DOI: 10.37001/remat25269062v19id674. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/35. Acesso em: 27 abr. 2024.