Uma análise das diferentes estratégias de resolução de uma tarefa matemática com base no perfil conceitual de equação

Autores

  • Karina Aguiar Alves karina.aguiar@aluno.ufabc.edu
    Universidade Federal do ABC (UFABC)
  • Regina Lucia da Silva regiluciasilva@hotmail.com
    Escola Estadual da rede de ensino do Estado de São Paulo
  • Vivilí Maria Silva Gomes vivili.gomes@ufabc.edu.br
    Universidade Federal do ABC (UFABC)
  • Marcia Aguiar marcia.aguiar@ufabc.edu.br
    Universidade Federal do ABC (UFABC)

Palavras-chave:

Ensino de equação, Perfil Conceitual de Equação, Estratégias de resolução, Conhecimentos algébricos

Resumo

Neste artigo apresentamos resultados da análise de três resoluções diferenciadas de uma tarefa matemática tendo como abordagem o modelo teórico do Perfil Conceitual de Equação. Esses resultados provêm de um estudo feito no âmbito de um projeto de pesquisa de caráter longitudinal, que teve como objetivo norteador investigar de que forma atividades matemáticas que contemplem zonas de Perfil Conceitual de Equação podem contribuir para a ampliação dos conhecimentos algébricos de professores e futuros professores. Elegemos esse modelo teórico, por se estruturar na premissa de que, ao respeitarmos e valorizarmos as multiplicidades de modos de pensar, enriquecemos as abordagens de ensino em matemática. Nessa linha investigativa optamos, neste artigo, por estudar as ideias que surgiram a partir das resoluções de estudantes do 3º ano do Ensino Médio, quando foram convidados a resolver uma tarefa matemática. Nossa investigação, se pauta em características qualitativas de cunho interpretativo a partir dos dados produzidos e analisados. Os resultados decorrentes desse estudo nos informam que, os estudantes transitaram por conhecimentos geométricos diversificados, nos mostrando a apropriação de seus significados ao mobilizá-los de forma criativa em suas resoluções, como também refletiram sobre suas resoluções de forma ponderada, ao observar as soluções obtidas e esperadas.

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Biografia do Autor

Karina Aguiar Alves, Universidade Federal do ABC (UFABC)

Mestra em Ensino e História das Ciências e Matemática pela Universidade Federal do ABC e licencianda em matemática pela mesma instituição.

Regina Lucia da Silva, Escola Estadual da rede de ensino do Estado de São Paulo

Mestra em Educação Matemática pela PUC-SP e professora na rede estadual de ensino do Estado de São Paulo.

Vivilí Maria Silva Gomes, Universidade Federal do ABC (UFABC)

Doutora em Ciências pela USP. Professora do Centro de Matemática, Computação e Cognição da UFABC.

Marcia Aguiar, Universidade Federal do ABC (UFABC)

Doutora em Educação pela USP. Professora do Centro de Matemática, Computação e Cognição da UFABC.

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Publicado

01-09-2018

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Como Citar

ALVES, Karina Aguiar; SILVA, Regina Lucia da; GOMES, Vivilí Maria Silva; AGUIAR, Marcia. Uma análise das diferentes estratégias de resolução de uma tarefa matemática com base no perfil conceitual de equação. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 15, n. 20, p. 580–597, 2018. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/251. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos