Júlio César de Mello e Souza e os livros de matemática comercial e financeira da década de 1930

Autores

Palavras-chave:

Ensino comercial, Livros, Cultura Mercantil, Malba Tahan

Resumo

Na década de 1930, Mello e Souza, Cecil Thiré e Nicanor Lemgruber, escreveram em conjunto a obra “Mathematica Commercial”. Na mesma época, outros autores, tais como Henrique Desjardins e Luiz Cavalheiro também publicaram livros de Matemática Comercial; e Matemática Comercial e Financeira. Tais obras vieram à luz sob a égide do Decreto nº 20.158 de 1931, que fazia parte da Reforma Campos e que tinha como objetivo a organização do ensino comercial. Nesse sentido, questionam-se: existem diferenças entre a obra de Mello e Souza, Thiré e Lemgruber e a dos demais autores? As orientações da Reforma Campos para o ensino comercial foram incorporadas nestes livros? Portanto, o texto aqui delineado tem como objetivo construir uma interpretação histórica, traçando um paralelo entre o livro de Mello e Souza, Thiré e Lemgruber e as outras obras dos outros autores aqui citados, bem como, a partir desses livros, analisar se as orientações da Reforma Campos, de 1931, foram ou não incorporadas pelos autores em suas obras. Como fontes utilizamos o decreto do Decreto nº 20.158 de 1931, e principalmente as primeiras edições dos livros: “Mathematica Commercial” (1932); “Cálculos Comerciais e Financeiros” (1936); e “Matemática Comercial e Financeira” (1939). O referencial teórico-metodológico foi o de Choppin (2004), que faz um estado da arte sobre a história dos livros e das edições didáticas. Os resultados indicam que o livro de Mello e Souza, Thiré e Lemgruber, tem algumas diferenças em relação as demais obras, como por exemplo, inovaram ao trazer pequenos textos no fim dos capítulos sobre a cultura mercantil, muitos de cunho histórico. Em relação a legislação Mello, Thiré e Lemgruber, assim como o de Luiz Carvalheiro tinham uma estrutura semelhante àquela definida pela lei, sendo exceção o livro de Henrique Desjardins. Como consideração final, destaca-se que os livros desses autores, assim como o de Luiz Cavalheiro cumpriam a função referencial, conforme colocado por Choppin (2004), ou seja, o livro didático é uma fiel tradução do programa estabelecido na legislação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Sérgio Candido de Gouveia Neto, Fundação Universidade Federal de Rondônia - Campus de Vilhena

Doutor em Educação Matemática. Pós-Doutorando em Educação Matemática. Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Campus de Rio Claro. Professor do Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Rondônia – Campus de Vilhena

Referências

BRASIL. Decreto nº 20.158, de 30 de junho de 1931. Organiza o ensino comercial, regulamenta a profissão de contador e dá outras providências. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1930-1939/decreto-20158-30-junho-1931-536778-norma-pe.html. Acesso em: 22 de abr. 2012.

CAVALHEIRO, Luiz. Elementos de Matemática Financeira: operações a curto e longo prazo. 1. ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1974. 208 p.

CAVALHEIRO, Luiz. Matemática Comercial e Financeira: Contendo noções de Cálculo Diferencial e Integral. Rio de Janeiro: Pongetti, 1939. 409 p.

CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, Porto Alegre, v.2, p. 177-229, 1990.

CHOPPIN, Alain. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e pesquisa. São Paulo, v.30, n.3, p. 549 566, set/dez 2004.

DESJARDINS, Henrique. Cálculos comerciais e financeiros. Porto Alegre: Edição da livraria do Globo, 1936.

GOUVEIA NETO, Sérgio Candido de; GROMANN DE GOUVEIA, Cristiane Talita. Contadores e seus livros de Matemática Comercial e Financeira no Brasil do início do século XX. In: XII Seminário Nacional de História da Matemática, 2017, Itajubá. Anais do XII Seminário Nacional de História da Matemática, 2017.

OLIVEIRA, João Batista Araujo; GUIMARÃES, Sonia Dantas Pinto; BOMENY, Helena Maria Bousquet. A política do livro didático. São Paulo: Summus; Campinas: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 1984.

SOUZA, Mello e; THIRÉ, Cecil; LEMGRUBER, Nicanor. Matemática Comercial. 1. ed. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves, 1932. 395 p.

Downloads

Publicado

01-05-2018

Métricas


Visualizações do artigo: 19     PDF downloads: 13

Como Citar

GOUVEIA NETO, Sérgio Candido de. Júlio César de Mello e Souza e os livros de matemática comercial e financeira da década de 1930. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 15, n. 19, p. 235–246, 2018. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/261. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

A contribuição de Malba Tahan para a Educação Matemática: a atualidade das lições do mestre