O currículo de matemática nos anos iniciais e o grupo de Educação Matemática do Projeto EMAI de São Paulo

Autores

Palavras-chave:

Anos Iniciais, Trabalho Colaborativo, Protagonismo Docente, Currículo de Matemática, EMAI, Educação Matemática

Resumo

Esse trabalho busca compreender a construção do currículo nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a partir da compreensão dos docentes frente a um novo currículo prescrito e suas transformações nas práticas pedagógicas. Para a construção dos dados, o estudo recorreu a documentos sobre o processo histórico de ensino da Matemática e às mudanças curriculares que ocorreram no decorrer dos anos e foi selecionada uma escola que aderiu ao Projeto EMAI para aplicação de um questionário a todos os docentes. A análise do material do EMAI focou as expectativas de aprendizagem, as hipóteses de aprendizagem das crianças, os encaminhamentos aos docentes para o desenvolvimento do trabalho em sala de aula e o questionário, balizados pelos pressupostos teóricos sobre currículo de Gimeno Sacristán (1998; 2000), que retratou os níveis de currículo. Os resultados apontam aspectos positivos do Projeto EMAI destacando as sequências didáticas como bem elaboradas, contendo atividades diversificadas e o direcionamento do trabalho docente a partir da concepção construtivista e sócio interacionista. Por outro lado, apontam limitações na prática pedagógica em relação à necessidade de sistematização dos conceitos, ao tempo insuficiente para o desenvolvimento das atividades e necessidade de um acréscimo de mais situações-problema nas sequências didáticas. O grupo de Educação Matemática na escola prioriza o currículo prescrito e apresentado para maior entendimento das docentes em uma perspectiva de trabalho colaborativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Emerson de Souza Silva, Universidade Federal de São Carlos

Professor da Educação Básica II da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, lotado na cidade de Franca na Escola Estadual Helena Cury de Tacca, Mestre em Educação Profissional pela Universidade Federal de São Carlos

Renata Prenstteter Gama, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Educação Matemática – UNICAMP, Docente do Departamento de Metodologia de Ensino – UFSCar

Referências

BOLZAN, D. (2002) Formação de professores: compartilhando e reconstruindo conhecimentos. Porto Alegre: Mediação.

GAMA, Renata Prenstteter. e FIORENTINI, Dario. Formação continuada em grupos colaborativos: professores de matemática iniciantes e as aprendizagens da prática profissional. Revista Educação Matemática Pesquisa. São Paulo, v.11, n.2, 2009, p.441-461. Disponível em: < http://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/viewFile/2827/1863 > Acesso em 18 fev. 2014.

GIMENO SACRISTÁN, J. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre, RS: Artmed, 2000. 344 p.

GIMENO SACRISTÁN, J. e PEREZ GÓMEZ, A.I. O currículo: os conteúdos do ensino ou uma análise prática? In: Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre, RS: Artmed, 1998, p.119-148.

LÜDKE, Menga e ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: E.P.U., 1986.

PIRES, C. M. C. Implementação de inovações curriculares em matemática e embates com concepções, crenças e saberes de professores: breve retrospectiva histórica de um problema a ser enfrentado. Revista Iberoamericana de Educación Matemática, n. 12, p. 5-26. 2007. Disponível em: < http://www.fisem.org/web/union/revistas/12/Union_012_004.pdf > Acesso em 06 mai. 2013.

___________ Educação Matemática e sua Influência no Processo de Organização e Desenvolvimento Curricular no Brasil. Revista Bolema, Rio Claro (SP), Ano 21, nº 29, 2008, pp. 13 a 42. Disponível em: < http://www.redal yc.org/pdf/2912/291221870003.pdf > Acesso em 03 mai. 2013.

____________ Grupo de Pesquisa: Desenvolvimento Curricular e Formação de Professores em Matemática. Texto base para a Organização do Projeto de Pesquisa sobre o Tema: Relações Entre Professores e Materiais Que Apresentam o Currículo de Matemática: Um Campo Emergencial. São Paulo, 2012. Disponível em: <http://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/epd/article/viewFile/502/427> Acesso em 13 mai. 2013.

SÃO PAULO. Orientações curriculares do Estado de São Paulo: Língua Portuguesa e Matemática – ciclo I. São Paulo: FDE, 2008.

____________ Projeto Educação Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental EMAI. Texto de apoio versão preliminar das expectativas de aprendizagem de matemática (1º ao 5º ano do ensino fundamental). Versão Preliminar. Coordenadoria de Gestão da Educação Básica – CGEB. São Paulo, 2012.

Downloads

Publicado

30-06-2017

Métricas


Visualizações do artigo: 25     PDF downloads: 13

Como Citar

SOUZA SILVA, Emerson de; PRENSTTETER GAMA, Renata. O currículo de matemática nos anos iniciais e o grupo de Educação Matemática do Projeto EMAI de São Paulo. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 14, n. 16, p. 79–92, 2017. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/295. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos