Uma aproximação à forma como os alunos do ensino primário formulam problemas
DOI:
10.37001/remat25269062v17id257Palavras-chave:
Formulação de problemas, Ensino Primário, Resolução de ProblemasResumo
A formulação de problemas é uma excelente estratégia para o ensino de a resolução de problemas em Matemática. Esta pesquisa descreve e analisa a formulação de problemas desenvolvidos por alunos do Ensino Fundamental (11 anos). A metodologia para este estágio educacional foi projetada em um ambiente colaborativo (PIE-EducationalResearch Project). Os alunos tiveram diferentes cenários para formular diferentes problemas matemáticos (aritmética, geométrica, itinerário e orientação espacial). O estudo e análise aplicada tem sido qualitativos no paradigma interpretativo. Destaca-Se neste contexto a capacidade dos alunos para identificar situações problemáticas matemática, formulando problemas variados e ricos no que respeita a condições, incógnitas e dados fornecidos em seus enunciados.
Downloads
Métricas
Referências
AYLLÓN, MF; CASTRO, E; MOLINA, M Invención de problemas y tipificación de problema difícil por alumnos de educación primaria. En MARÍN, M; FERNÁNDEZ, G; BLANCO, LJ; PALAREA, M Investigación en educación matemática XV. Ciudad Real: Sociedad Española de Investigación en Educación Matemática (SEIEM). 2011. p.277–286
BONOTTO, C Artifacts as sources for problem-posing activities. Educational Studies in Mathematics, 2013, 83(1), 37-55
BROWN, S; WALTER, M The Art of problem posing. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 1990
CARRILLO, J; CRUZ, J Problem posing and questioning two tools to help solve problems. En FELMER, P; PEHKONEN, E; KILPATRICK, J Posing and Solving Mathematical Problems. Advances and New Perspectives. New York: Springer. 2016. pp. 23-36
ESPINOZA, J Invención de problemas por estudiantes con talento en matemática: un estudio exploratorio (Tesis de maestría) Universidad de Granada, Granada, 2011
ESPINOZA, J; LUPIÁÑEZ, JL; SEGOVIA, I La invención de problemas aritméticos por estudiantes con talento matemático. Electronic Journal of Research in Educational Psychology, 2016. 14(39), 368–392
ESPINOZA, J Caracterización de estudiantes con talento en matemática mediante tareas de invención de problemas. Doctorado tesis, Universidad de Granada. 2018
KILPATRICK, J Problem formulating: Where do good problem come from?, 1987. En SCHOENFELD, A Cognitive science and mathematics education. New Jersey: Lawrance Erlbaum Associates. pp. 123–148
KOICHU, B; KONTOROVICH, I Dissecting success stories on mathematical problem posing: A case of the Billiard Task. Educational Studies in Mathematics, 2013. 83(1), 71–86
Ley Orgánica para la mejora de la calidad educativa (LOMCE) (Ley Orgánica 8/2013, 9 de diciembre). Boletín Oficial del Estado, nº 295, 2013, 10 diciembre.
PUIG, L; CERDÁN, F Problemas aritméticos escolares. Madrid: Síntesis. 1988
SINGER, FM; ELLERTON, N; CAI, J Problem-posing research in mathematics education: New questions and directions. Educational Studies in Mathematics, 2013. 83(1), 1–7
STOYANOVA, E. Problem posing in mathematics classrooms. En MCINTOSH, A; ELLERTON, N Research in Mathematics Education: a contemporary perspective. Cowan University: MASTEC. (1998) (pp. 164–185)
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 167 PDF (Español (España)) downloads: 45
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.