v. 17 (2020): Publicação Contínua
Práticas e Histórias de aulas de Matemática
-
Materiais manipuláveis e conceitos geométricos: uma sequência de ensino desenvolvida na Educação de Jovens e Adultos
Visualizações do artigo: 409 PDF downloads: 126 -
Uso do Sistema Gapminder como suporte ao ensino da Análise de Correlação Linear para o Ensino Superior
Visualizações do artigo: 137 PDF downloads: 53 -
Estratégias e desafios da atuação docente no contexto da pandemia da Covid-19 por meio da vivência de uma professora de matemática
Visualizações do artigo: 477 PDF downloads: 232 -
Estratégias resolutivas de operações do campo aditivo: uma experiência com estudantes do 6º ano
Visualizações do artigo: 294 PDF downloads: 91 -
Ensino de Matemática e literatura infantil: uma proposta para aprendizagem de alunos do 4º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental
Visualizações do artigo: 474 PDF downloads: 170
Artigos Científicos
-
Princípios da Educação Culturalmente Relevante em uma Perspectiva Etnomatemática
Visualizações do artigo: 419 PDF (English) downloads: 138 -
Trabalho Colaborativo e Escola de Tempo Integral: para onde os estudos nos orientam? (2008-2018)
Visualizações do artigo: 243 PDF downloads: 70 -
Implicações da Didática Profissional para a Formação do Professor de Matemática
Visualizações do artigo: 446 PDF downloads: 112 -
Como ajudar Laura a comprar um carro: uma Sequência Didática para a Educação Financeira de alunos do Ensino Médio
Visualizações do artigo: 227 PDF downloads: 68 -
Conversões entre representações dos números racionais: análise de aspectos matemáticos e cognitivos com uso de material manipulável
Visualizações do artigo: 366 PDF downloads: 86 -
Programa de Matemática dos cursos industriais básicos da Escola Técnica Nacional (1942-1965)
Visualizações do artigo: 104 PDF downloads: 45 -
“Prática” e “Estágio Supervisionado” na formação de professores: o que revela um curso de Licenciatura em Matemática da UNEB?
Visualizações do artigo: 714 PDF downloads: 307 -
Uso da Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) como metodologia de ensino em aulas de Cálculo Numérico
Visualizações do artigo: 1017 PDF downloads: 531 -
Processo de inclusão de estudantes com diferentes transtornos e a fronteira gerada pelos diagnósticos
Visualizações do artigo: 473 PDF downloads: 191 -
Perezhivanie nas aulas de matemática: gênero, raça e ciência
Visualizações do artigo: 158 PDF downloads: 64 -
Problematizações em práticas escolares envolvendo o pensamento probabilístico: fazendo matemática com sentido
Visualizações do artigo: 312 PDF downloads: 99 -
Ensino de função polinomial do primeiro grau: um estudo sob a ótica da Teoria das Situações Didáticas numa turma do Ensino Médio
Visualizações do artigo: 632 PDF downloads: 119 -
Leitura e produção de inferências matemáticas no estudo de inequações
Visualizações do artigo: 199 PDF downloads: 80 -
Báculo de Petrus Ramus e seu uso para medição de profundidade
Visualizações do artigo: 242 PDF downloads: 103 -
Intervenção pedagógica sob a ótica do letramento estatístico: uma proposta por intermédio de pesquisas
Visualizações do artigo: 212 PDF downloads: 95 -
Penso, logo existo! deixando a preguiça intelectual: um re-linking que exige pensamento
Visualizações do artigo: 371 PDF (Español (España)) downloads: 54 -
Repercussões das Feiras Nacionais de Matemática na Integração Curricular: olhares de docentes da Educação Profissional Técnica de Nível Médio
Visualizações do artigo: 141 PDF downloads: 56 -
Percepções e crenças de autoeficácia no trabalho com matemática e Resolução de Problemas na Educação Infantil
Visualizações do artigo: 269 PDF downloads: 88 -
Aprendizagem discente através da Resolução de Problemas em uma Escola Comunitária Rural
Visualizações do artigo: 168 PDF downloads: 67 -
Considerações acerca do uso da Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) em um Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio
Visualizações do artigo: 717 PDF downloads: 276 -
Avaliação de uma experiência de ensino sobre desvio padrão por meio da idoneidade didática
Visualizações do artigo: 211 PDF (Español (España)) downloads: 80 -
Resolução de Problemas do Campo Multiplicativo com Crianças de 1º e 2º Anos do Ensino Fundamental
Visualizações do artigo: 238 PDF downloads: 67 -
Formação inicial de professores: propiciando conexões significativas por meio de projetos de estágio
Visualizações do artigo: 138 PDF downloads: 80 -
Indeterminação Zero Elevado a Zero: Saberes Disciplinares e Pedagógicos na Formação Inicial de Professores de Matemática
Visualizações do artigo: 370 PDF downloads: 92 -
Problematizando a Agenda da Educação 2030: Relatório da UNESCO, Relações de Gênero, Educação STEM e Direitos Humanos
Visualizações do artigo: 360 PDF downloads: 185
Seção Temática: Resolução de Problemas na Educação Matemática
-
Apresentação da Seção Temática: Resolução de Problemas na Educação Matemática
Visualizações do artigo: 217 PDF downloads: 24 -
Análise do conhecimento de professores recém-formados sobre o ensino de matemática via resolução de problemas
Visualizações do artigo: 191 PDF downloads: 52 -
As pesquisas sobre resolução de problema no âmbito do EBRAPEM
Visualizações do artigo: 310 PDF downloads: 63 -
Resolução de Problemas envolvendo soma e intersecção de subespaços vetoriais
Visualizações do artigo: 134 PDF downloads: 36 -
“O Coração da Matemática” na formação dos futuros professores de matemática
Visualizações do artigo: 190 PDF (Español (España)) downloads: 67 -
(Re)formulação e resolução de problemas abertos e que abordam temas de relevância social com o uso de planilhas eletrônicas
Visualizações do artigo: 320 PDF downloads: 102 -
O Ensino de Matemática via Resolução de Problemas na Formação Inicial de Professores
Visualizações do artigo: 325 PDF downloads: 176 -
Uma aproximação à forma como os alunos do ensino primário formulam problemas
Visualizações do artigo: 172 PDF (Español (España)) downloads: 48 -
Materiais lúdicos como instrumentos de ensino-aprendizagem-avaliação de análise combinatória no Ciclo de Alfabetização
Visualizações do artigo: 576 PDF downloads: 185 -
Ensino-Aprendizagem de Análise Combinatória via Exploração, Resolução e Proposição de Problemas no Ensino Médio
Visualizações do artigo: 473 PDF downloads: 188 -
Gallery Walk: uma estratégia ativa para resolver problemas com múltiplas soluções
Visualizações do artigo: 1551 PDF downloads: 222 -
Resolução de Problemas e a Educação Matemática Realística: contribuições para a Educação Financeira Escolar com Professores em Formação Inicial
Visualizações do artigo: 234 PDF downloads: 71 -
A Resolução de Problemas para Licenciandos em Matemática: do Ensino Superior às Turmas de Educação Básica
Visualizações do artigo: 275 PDF downloads: 71 -
Resolução de Problemas e Representações Semióticas na Formação Inicial de Professores de Matemática
Visualizações do artigo: 229 PDF downloads: 79 -
Resolução de problemas contextualizados: análise de uma ação didática para o ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
Visualizações do artigo: 1317 PDF downloads: 244 -
Progressão aritmética: uma proposta de ensino e aprendizagem através da Resolução de Problemas
Visualizações do artigo: 482 PDF downloads: 237 -
A produção de significados para um texto de problema por alunos de um primeiro ano do Ensino Fundamental
Visualizações do artigo: 197 PDF downloads: 67 -
Registro das etapas da Resolução de Problemas como recurso para um melhor desempenho de estudantes em vários níveis de escolaridade
Visualizações do artigo: 149 PDF downloads: 57 -
Formulação de Problemas no desenvolvimento de um Jogo Educacional Digital de Matemática
Visualizações do artigo: 265 PDF downloads: 75 -
O Ensino-Aprendizagem do Cálculo Diferencial e Integral através da Resolução de Problemas no Curso de Engenharia Civil
Visualizações do artigo: 619 PDF downloads: 167 -
Resolução, Exploração e Proposição de Problemas nos anos iniciais do ensino fundamental: contribuições para o ensino e aprendizagem da combinatória
Visualizações do artigo: 802 PDF downloads: 254 -
Problemas com mais do que uma solução – seu contributo para o desenvolvimento metacognitivo dos estudantes e da sua capacidade de comunicar matematicamente
Visualizações do artigo: 237 PDF downloads: 64