Desenho Universal para Aprendizagem em matemática: uma proposta para o ensino dos números decimais

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v19id688

Palavras-chave:

Matemática, Educação Inclusiva, Desenho Universal para Aprendizagem

Resumo

Compreendendo a educação como um Direito Humano fundamental para a formação de cidadãos acredita-se que é imprescindível que todas as pessoas, independentemente de suas diferenças tenham acesso às escolas, espaços formais de educação, e aprendam os conteúdos previstos nas diretrizes vigentes, como prevê a educação inclusiva. A educação inclusiva tem o desafio de ensinar estudantes diferentes, com cultura, hábitos, costume e condições socioeconômicas, religião e ritmos e maneiras diferentes de aprender, decorrentes ou não de deficiência. Destacando a Matemática, como uma área de conhecimento prevista na educação básica e os desafios de trabalhar os conteúdos desta com a diversidade de estudantes encontradas nas escolas, o presente artigo resulta de um estudo exploratório descritivo de caráter qualitativo, que tem como objetivo geral descrever uma proposta de prática docente para ensino de números decimais na perspectiva do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA).  O DUA reconhece a pluralidade humana, e que cada um se apropria do conhecimento de maneiras diferentes. E, tem como preceito tornar o currículo básico da educação acessível e aplicável a todos, estruturado em princípios que serviram de base para se organizar atividades para ensinar números decimais utilizando materiais concretos, aula e práticas condizentes com o interesse e realidade dos estudantes, de modo a estimular e garantir aprendizagem, planejando e estruturando a ação docente para que esta seja acessível para todos, contemplando a diversidades de estudantes. A elaboração de proposta de atividades de Matemática na perspectiva do DUA demonstra que para atuar na diversidade o professor deve focar no estudante, organizando atividades com recursos que estimulem o aprendizado, que sejam contextualizadas e possibilitem ao estudante ver aplicabilidade do que aprende.

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Biografia do Autor

Gilbson Velasco, Universidade Federal da Bahia – UFBA

Mestrando pelo PROFMAT em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, pela Universidade Federal da Bahia.

Regiane da Silva Barbosa, Universidade Federal da Bahia – UFBA

Doutora em Educação Especial. Professora de Educação Especial da Universidade Federal da Bahia.

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Publicado

12-08-2022

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Como Citar

VELASCO, Gilbson; BARBOSA, Regiane da Silva. Desenho Universal para Aprendizagem em matemática: uma proposta para o ensino dos números decimais. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 19, n. Edição Especial, p. e022056, 2022. DOI: 10.37001/remat25269062v19id688. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/45. Acesso em: 27 abr. 2024.