Por outra Educação Financeira: uma discussão sobre Raça, Educação Matemática e Currículo
a discussion about Race, Mathematics Education and Curriculum.
DOI:
10.37001/remat25269062v21id519Palavras-chave:
Educação Financeira, Antirracismo, Educação Matemática, CurrículoResumo
A partir de uma discussão sobre o conceito de Raça e Currículo no contexto da Educação Matemática, o presente artigo tem como objetivo propor uma educação financeira constituída sobre outros pilares. Para isso, tendo como ponto de partida a estrutura racial brasileira e considerando os atravessamentos neoliberais da educação financeira ensinada na escola, visibilizamos movimentos de auto-organização financeira negra realizados ao longo da história brasileira. Esses movimentos são ações políticas, conscientes ou não, de organização pessoal ou coletiva realizadas por pessoas negras que foram escravizadas ou que nasceram livres, tendo seus ascendentes escravizados. Entendemos que tal olhar é fundamental para a desconstrução das desigualdades sociais e cumprimento da Lei 10639/03, que trata da obrigatoriedade do ensino da história e da cultura afro-brasileira. Portanto, as experiências que apresentamos aqui, narradas pelas vozes negras e também pela historiografia, não se constituem apenas como inspiradoras, mas como alicerce para uma educação financeira antirracista que se interessa pelos fazeres cotidianos, pelas necessidades reais da população brasileira e pelos projetos de vida de pessoas negras e periféricas.
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