Tarefas para o ensino e aprendizagem de equação polinomial de primeiro grau no 7º ano do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v20id596

Palavras-chave:

Tarefas, Matemática, Equação polinomial de primeiro grau, Conhecimento especializado do professor

Resumo

Este artigo teve como o objetivo analisar de que forma o conhecimento especializado do professor para trabalhar com tarefas matemáticas sobre equações polinomiais de primeiro grau podem promover possíveis situações de aprendizagem de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. Para tanto, foram analisadas três tarefas: uma do tipo exercício, outra do tipo problema e uma terceira do tipo investigativa, selecionadas dos livros didáticos Matemática: compreensão e prática, de Ênio Silveira e Convergências matemáticas, de Eduardo Chavante (PNLD 2020). A classificação das tarefas foi realizada com base em Ponte (2005) e analisadas com base nos marcadores de tarefas propostos por Barbosa (2013) e Costa, Oliveira e Silva (2017). Já para a análise dos possíveis conhecimentos mobilizados pelo professor para a implementação de tais tarefas, usou-se o modelo teórico Mathematics Teacher’s Specialized Knowledge (MTSK) elaborado por Carrillo et al (2013). Os resultados mostram que as tarefas matemáticas são um segmento fundamental no processo de ensino e aprendizagem, constituindo um fio condutor do trabalho pedagógico do professor e da aprendizagem dos alunos. O conhecimento do professor como o principal elemento transformador da aprendizagem dos alunos e que se deve priorizar o trabalho com tarefas desafiadoras, que tenha alto nível de exigência cognitiva, que leve o aluno a pensar por meio de relações e conexões matemáticas, em detrimento do uso mecânico de regras e procedimentos memorizados e sem conexão.

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Biografia do Autor

Francelino Bomfim Santos, Secretaria da Educação do Estado da Bahia– SEC/BA

Mestre em Matemática pela Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), campus Barreiras, Bahia, Brasil. Professor no Colégio Estadual de Boquira, Boquira, Bahia, Brasil.

Joubert Lima Ferreira, Universidade Federal do Oeste da Bahia - UFOB

Doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia/Universidade Estadual de Feira de Santana. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino e do PROFMAT da Universidade Federal do oeste da Bahia.

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Publicado

23-01-2023

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Como Citar

BOMFIM SANTOS, Francelino; FERREIRA, Joubert Lima. Tarefas para o ensino e aprendizagem de equação polinomial de primeiro grau no 7º ano do Ensino Fundamental. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 20, n. 01, p. e023001, 2023. DOI: 10.37001/remat25269062v20id596. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/2. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos