Educação Matemática Crítica e Educação Ambiental: uma forma matemática de adiar o fim do mundo
DOI:
10.37001/remat25269062v22id414Palavras-chave:
Conscientização , Justiça Social, Justiça Ambiental, Educação EmancipadoraResumo
agravamento das condições climáticas em todo o mundo. Diversas projeções indicam que estamos vivendo um ponto de não retorno das condições adequadas para a sobrevivência humana e a tendência é a de que, cada vez mais, as pessoas sofram com o aquecimento global e os seus efeitos adversos. Para repensar nossa relação com o meio ambiente é imprescindível que ocorra a conscientização. Baseados na perspectiva defendida por Paulo Freire de uma educação que seja emancipadora, isto é, uma contribuição para a compreensão e superação das adversidades sociais, acreditamos que a escola e a Educação Matemática Crítica podem assumir um importante papel no processo de conscientização dos educandos. Por isso, realizamos uma revisão de literatura para compreender de que forma as pesquisas já realizadas associam a Matemática às questões ambientais no contexto escolar. Buscamos identificar como a conscientização, segundo a concepção de Paulo Freire, é vista enquanto uma preocupação nestes trabalhos ao tratar das urgentes temáticas relativas ao meio ambiente, por meio da Matemática, almejando a formação cidadã dos estudantes. Deste modo, foi possível perceber um aumento no número de trabalhos que envolvem tal temática no Brasil e a necessidade da priorização da conscientização e do estabelecimento de conexões dos conteúdos matemáticos com a realidade vivida e percebida pelos educandos para uma ressignificação do currículo de matemática e das práticas escolares.
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