Resolução de Problemas: explorando suas potencialidades a partir de um projeto de intervenção envolvendo a matemática financeira

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v18id478

Palavras-chave:

Resolução de Problemas, Matemática Financeira, Metodologia de ensino

Resumo

Este artigo busca explorar, a partir de uma experiência prática envolvendo conteúdos de matemática financeira, o uso da Resolução de Problemas enquanto metodologia para o Ensino de Matemática. Para isso, desenvolvemos uma pesquisa de campo a partir de um projeto de intervenção pedagógica executado em uma turma de primeiro ano do Ensino Médio de um colégio estadual do município de Aiquara-BA. As atividades que constituíram o núcleo do projeto de intervenção foram elaboradas à luz das pesquisas de Polya (1995) e Onuchic (1999), os quais serviram de referencial teórico-metodológicos. O tema selecionado para as atividades envolveu os conceitos de porcentagem e de juros. A partir da análise dos problemas trabalhados pelos estudantes e das observações do professor regente durante as atividades, um conjunto de dados foi organizado. Avaliando-os, foi possível identificar que a utilização da Resolução de Problemas como metodologia de ensino contribuiu para o desenvolvimento de diferentes aspectos do processo de ensino-aprendizagem, como o raciocínio lógico, a capacidade argumentativa e o trabalho em equipe. Além disso, constatamos uma mobilização mais efetiva dos conhecimentos prévios dos estudantes e de suas percepções a respeito dos potenciais de utilização dos conteúdos trabalhados em situações cotidianas práticas. Esperamos com isso poder contribuir para uma melhor compreensão dos potenciais envolvidos no ensino de matemática através da Resolução de Problemas.

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Biografia do Autor

Zenildo Santos, Universidade Federal do ABC

Estudante de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática da Universidade Federal do ABC (UFABC) Santo André-SP. Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Estadual do Sudoeste do Bahia (UESB). Bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Claudinei de Camargo Sant’Ana, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Doutor em Educação, professor titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, Vitória da Conquista BA, Coordenador do Grupo de Estudos em Educação Matemática (GEEM). Endereço para correspondência: Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Departamento de Ciências Exatas e Tecnologias, Estrada Bem Querer, Km04, sn, 45031300 Vitória da Conquista BA.

Lúcio Campos Costa, Universidade Federal do ABC (UFABC)

Doutor em Física Teórica, professor do Centro de Ciências Naturais e Humanas da Universidade Federal do ABC (UFABC) Santo André-SP. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Histórias das Ciências e Interface com a Educação (UFABC). Endereço para correspondência: Universidade Federal do ABC, Rua Santa Adélia, 166, Sala 643-3, Bangú, 092210-170, Santo André-SP.

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Publicado

01-01-2021

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Como Citar

SANTOS, Zenildo; DE CAMARGO SANT’ANA, Claudinei; COSTA, Lúcio Campos. Resolução de Problemas: explorando suas potencialidades a partir de um projeto de intervenção envolvendo a matemática financeira. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 18, p. e021020, 2021. DOI: 10.37001/remat25269062v18id478. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/143. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Ensino de Matemática, diversas possibilidades