Ideias Malbathânicas na Educação Matemática do Brasil e da Colômbia

Autores

  • Alfonso Jiménez Espinosa ajimenezes@hotmail.com
    Universidad Pedagógica Y Tecnológica de Colombia
  • Sergio Lorenzato slorenzato@sigmanet.com.br
    Universidade Estadual de Campinas / Faculdade de Educação

Palavras-chave:

Malba Tahan, Didática da Matemática, Educação Matemática, Brasil, Colômbia

Resumo

A data 6 de maio é oficialmente o Dia Nacional da Matemática no Brasil, em homenagem a Julio Cesar de Mello e Souza, também conhecido pelo pseudônimo Malba Tahan. Ela se justifica pela valiosa contribuição desse professor à Educação Matemática – não só a brasileira, conforme mostra este artigo que resume vida e obra de um engenheiro que optou pelo magistério e pela literatura. Em 50 anos publicou cerca de 120 livros: o mais vendido no Brasil, durante décadas, foi O homem que calculava, que atualmente está publicado em 17 países. Mas foi no Didática da Matemática que Julio Cesar registrou para a história da Educação, as características do ensino da Matemática da época, ressaltando o obsoleto, o inútil e o nocivo a serem eliminados. E mais: ele propôs, com clareza e competência, como tornar compreensível e interessante o ensino de importantes conteúdos curriculares tidos como difíceis e desmotivantes. As ideias e as propostas de Malba Tahan não chegaram, à época, até as salas de aula do Brasil e da Colômbia. No entanto, nas décadas seguintes, diretrizes governamentais desses países, dentre outros, as incorporaram e, atualmente, em muitas escolas ou em livros didáticos estão presentes, por exemplo:  jogos, quebra-cabeças, paradoxos, ilusões de ótica, a descoberta, a experimentação, a formulação de problemas, a história da Matemática, a matemática útil, a beleza da matemática, como recomendava Malba Tahan. Este artigo mostra, assim, porque Julio Cesar de Mello e Souza foi um precursor da Educação Matemática, e não só no Brasil. No entanto, novos desafios se impõem à Educação Matemática no século XXI.

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Referências

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Publicado

01-05-2018

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Como Citar

ESPINOSA, Alfonso Jiménez; LORENZATO, Sergio. Ideias Malbathânicas na Educação Matemática do Brasil e da Colômbia. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 15, n. 19, p. 156–172, 2018. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/256. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

A contribuição de Malba Tahan para a Educação Matemática: a atualidade das lições do mestre