O Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática nos/dos anos iniciais do Ensino Fundamental - GEPEMAI e Malba Tahan

Autores

  • Rosana Prado Biani rosanabiani@gmail.com
    Prefeitura Municipal de PaulíniaGEPEMAI/UNICAMP
  • Conceição Aparecida Cruz Longo cac.longo2@gmail.com
    SBEM – SP e GEPEMAI-FE/UNICAMP
  • Sergio Lorenzato slorenzato@sigmanet.com.br
    Professor colaborador da Faculdade de Educação/Unicamp.

Palavras-chave:

Educação Matemática, Malba Tahan, Grupos Colaborativos, Formação de Professores, Desenvolvimento Profissional Docente

Resumo

GEPEMAI – Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática nos/dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental – é um grupo de estudos que se reúne na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, desde 2009, com o objetivo principal de contribuir para o Desenvolvimento Profissional do Professor que ensina Matemática. Dentre os objetos de estudos do grupo GEPEMAI estão a obra e a vida de Malba Tahan, pseudônimo de Julio Cesar de Mello e Souza, nascido em 6 de maio de 1895. Engenheiro, pesquisador, escritor, editor, conferencista, professor, Mello e Souza publicou uma vasta obra literária: cerca de 120 livros, dos quais 75 foram dedicados à Matemática, dentre eles O homem que calculava e Didática da Matemática. Sua contribuição para a Educação Matemática foi tal que o Dia Nacional da Matemática é comemorado em 6 de maio em sua homenagem. Este texto apresenta o trabalho que o grupo GEPEMAI vem desenvolvendo para divulgar a vida, a obra e, acima de tudo, o legado educacional e a contribuição de Malba Tahan para a Educação Matemática. O grupo compartilha das ideias de Malba Tahan, na medida em que entende que a Matemática não deve ser considerada difícil e enfadonha; que ela é para todos; e que a ação educativa do professor precisa ser no sentido de fazê-la compreensível e admirável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rosana Prado Biani, Prefeitura Municipal de PaulíniaGEPEMAI/UNICAMP

Mestrado em Educação pela FE/Unicamp. Especialização em Matemática para professores do Ensino Fundamental pelo IMECC/UNICAMP. Professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Prefeitura Municipal de Paulínia. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática nos/dos Anos Iniciais (GEPEMAI) da FE/Unicamp.

Conceição Aparecida Cruz Longo, SBEM – SP e GEPEMAI-FE/UNICAMP

Mestrado em Educação pela FE/UNICAMP. Licenciatura em Matemática pela UNESP. Professora dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Formadora de Professores. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática nos/dos Anos Iniciais (GEPEMAI) da FE/Unicamp. Diretora da Sociedade Brasileira de Educação Matemática Regional São Paulo – SBEM/SP (2017-2019).

Sergio Lorenzato, Professor colaborador da Faculdade de Educação/Unicamp.

Pós-doutorado em Educação Matemática pela Université Laval/Canadá. Professor colaborador da Faculdade de Educação/Unicamp e autor de vários livros sobre Educação Matemática. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática nos/dos Anos Iniciais(GEPEMAI) da FE/Unicamp.Professora de Matemática na Educação Básica. Mestranda no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (2018), Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL (2014) e em Educação Matemática pela Universidade Guarulhos - UnG (2010), Licenciada em Matemática pela Universidade Guarulhos - UnG (2008). Participante do GEPEm (Grupo de Estudos e Pesquisas em Etnomatemática) na FEUSP desde 2016 e do LABEM no Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática (CAEM) do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo de 2008 à 2011.

Referências

ABRANTES, P.; PONTE, J. P. Professores de Matemática: que formação? In: COLÓQUIO SOBRE O ENSINO DA MATEMÁTICA: ANOS 80, 1982, Lisboa. Actas... Lisboa: SPM, 1982. (p. 269-292).

FARIA, J. C. de. Diários de viagem de Malba Tahan: história e memória da formação de professores de matemática da CADES. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Unicamp, Campinas, 2011.

FIORENTINI, D.; FERNANDES, F. L. P.; CARVALHO, D. L de. (Org.). Narrativas de práticas e de aprendizagem docente em Matemática. São Carlos: Pedro & João Editores, 2015.

MARCELO, C. Desenvolvimento profissional docente: passado e futuro. Revista de Ciências da Educação, n. 8, jan./abr. 2009.

Downloads

Publicado

01-05-2018

Métricas


Visualizações do artigo: 26     PDF downloads: 17

Como Citar

BIANI, Rosana Prado; CRUZ LONGO, Conceição Aparecida; LORENZATO, Sergio. O Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática nos/dos anos iniciais do Ensino Fundamental - GEPEMAI e Malba Tahan. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 15, n. 19, p. 325–344, 2018. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/267. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

A contribuição de Malba Tahan para a Educação Matemática: a atualidade das lições do mestre