Malba Tahan e a sua memória: a organização do arquivo do Prof.º Júlio César de Mello e Souza

Autores

  • André Luiz Paulilo paulilo@unicamp.br
    Faculdade de Educação/UNICAMP

Palavras-chave:

Malba Tahan, Arquivos Pessoais, Memória Coletiva

Resumo

Este artigo é concernente a organização do arquivo pessoal de Malba Tahan. A pesquisa está organizada em quatro partes. Inicialmente, há uma pequena biografia de Júlio César de Mello e Souza. Depois, examina-se alguns documentos sobre a concepção de matemática de Malba Tahan. Em seguida, o artigo aponta as relações entre os critérios de arranjo dos documentos, a história da instituição de guarda e a biografia do titular. Finalmente, analisam-se as implicações destas relações para a memória coletiva. O resultado é uma resposta a questão de Terry Cook acerca de quem nós memorializamos enquanto arquivamos uma vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

COOK, Terry. Arquivos pessoais e arquivos institucionais: para um entendimento arquivístico comum da formação da memória em um mundo pós-moderno. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 11, nº 21, p.129-150, 1998.

FERRO, Marc. A manipulação da história no ensino e nos meios de comunicação: a história dos dominados em todo o mundo. São Paulo: Ibrasa, 1983.

HELD, Helder Macedo de. O homem que orientalizava: o oriente de Malba Tahan. Assis, 2012. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Ciências e Letras de Assis –UNESP, 2012. 181 p.

LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas: Ed. da Unicamp, 2003.

LORENZATO, Sérgio. Um (re)encontro com Malba Tahan. Zetetiké, ano 3, nº 4, p. 95-102, 1995.

MALBA TAHAN. Antologia do bom professor. Rio de Janeiro: Casa Editora Vecchi Ltda, 1969.

MALBA TAHAN. A arte de ser um perfeito mau professor. Rio de Janeiro: Casa Editora Vecchi Ltda, 1966.

MALBA TAHAN. A arte de ser um perfeito mau professor. Folha de S. Paulo, 5 jan. 1964. CME-FE/UNICAMP - MT/02.027.0039-06.

MALBA TAHAN. Didática da Matemática. São Paulo: Saraiva, 1961.

MALBA TAHAN. Mil histórias sem fim. São Paulo: Record, 2011.

NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História, vol. 10, p. 7-28, dez. 1993.

NUNES, Clarice.; CARVALHO, Marta Maria Chagas de. Historiografia da educação e fontes. Cadernos Anped, nº 5, p. 7-64, set. 1993.

PAULILO, André Luiz. A docência, a memória e a pesquisa histórica da educação. In.: PAULILO, André Luiz (org.). A docência e a memória: escritas e lembranças da Educação. Campinas: Leitura Crítica, 2015, p. 59-92.

PEREIRA NETO, André de Faria; SALLES, Pedro Paulo. O homem que criava. Revista de História da Biblioteca Nacional. Ano 7, nº 84, p. 66-69, set. 2012.

RIBEIRO, Renato Janine. Memórias de si ou... Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 11, nº 21, p.35-42, 1998.

RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Campinas: Ed. da Unicamp, 2007.

SAID SALLUM, Fernando. A vida lendária de Malba Tahan. Observações e comentários sobre a origem de um pseudônimo. CME-FE/UNICAMP – MT/09.007.0001-04. 41fls

SIQUEIRA FILHO, Moysés Gonçalves. Ali Iezid Izz-Edim Ibn Salim Hank Malba Tahan: episódios do nascimento e manutenção de um autor – personagem. 2008. Tese (Doutorado em Educação). Campinas: UNICAMP, 2008. 224 p.

SOUSA, Enne Karol Venancio de; FOSSA, John Andrew. O pioneirismo de Malba Tahan na educação matemática brasileira. Anais Eletrônicos do 14º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia – 14º SNHCT. Belo Horizonte, Campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG 08 a 11 out. 2014. Disponível em: http://www.14snhct.sbhc.org.br/arquivo/download?ID_ ARQUIVO=1755. Acesso em: 10 out. 2015.

VALENTE, Wagner. Controvérsias sobre educação matemática no Brasil: Malba Tahan versus Jacomo Stávale. Cadernos de Pesquisa, nº 120, p. 151-167, nov. 2003.

Downloads

Publicado

01-05-2018

Métricas


Visualizações do artigo: 38     PDF downloads: 25

Como Citar

PAULILO, André Luiz. Malba Tahan e a sua memória: a organização do arquivo do Prof.º Júlio César de Mello e Souza. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 15, n. 19, p. 173–187, 2018. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/257. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

A contribuição de Malba Tahan para a Educação Matemática: a atualidade das lições do mestre