Malba Tahan e a sua memória: a organização do arquivo do Prof.º Júlio César de Mello e Souza

Autores/as

  • André Luiz Paulilo paulilo@unicamp.br
    Faculdade de Educação/UNICAMP

Palabras clave:

Malba Tahan, Arquivos Pessoais, Memória Coletiva

Resumen

Este artigo é concernente a organização do arquivo pessoal de Malba Tahan. A pesquisa está organizada em quatro partes. Inicialmente, há uma pequena biografia de Júlio César de Mello e Souza. Depois, examina-se alguns documentos sobre a concepção de matemática de Malba Tahan. Em seguida, o artigo aponta as relações entre os critérios de arranjo dos documentos, a história da instituição de guarda e a biografia do titular. Finalmente, analisam-se as implicações destas relações para a memória coletiva. O resultado é uma resposta a questão de Terry Cook acerca de quem nós memorializamos enquanto arquivamos uma vida.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Citas

COOK, Terry. Arquivos pessoais e arquivos institucionais: para um entendimento arquivístico comum da formação da memória em um mundo pós-moderno. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 11, nº 21, p.129-150, 1998.

FERRO, Marc. A manipulação da história no ensino e nos meios de comunicação: a história dos dominados em todo o mundo. São Paulo: Ibrasa, 1983.

HELD, Helder Macedo de. O homem que orientalizava: o oriente de Malba Tahan. Assis, 2012. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Ciências e Letras de Assis –UNESP, 2012. 181 p.

LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas: Ed. da Unicamp, 2003.

LORENZATO, Sérgio. Um (re)encontro com Malba Tahan. Zetetiké, ano 3, nº 4, p. 95-102, 1995.

MALBA TAHAN. Antologia do bom professor. Rio de Janeiro: Casa Editora Vecchi Ltda, 1969.

MALBA TAHAN. A arte de ser um perfeito mau professor. Rio de Janeiro: Casa Editora Vecchi Ltda, 1966.

MALBA TAHAN. A arte de ser um perfeito mau professor. Folha de S. Paulo, 5 jan. 1964. CME-FE/UNICAMP - MT/02.027.0039-06.

MALBA TAHAN. Didática da Matemática. São Paulo: Saraiva, 1961.

MALBA TAHAN. Mil histórias sem fim. São Paulo: Record, 2011.

NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História, vol. 10, p. 7-28, dez. 1993.

NUNES, Clarice.; CARVALHO, Marta Maria Chagas de. Historiografia da educação e fontes. Cadernos Anped, nº 5, p. 7-64, set. 1993.

PAULILO, André Luiz. A docência, a memória e a pesquisa histórica da educação. In.: PAULILO, André Luiz (org.). A docência e a memória: escritas e lembranças da Educação. Campinas: Leitura Crítica, 2015, p. 59-92.

PEREIRA NETO, André de Faria; SALLES, Pedro Paulo. O homem que criava. Revista de História da Biblioteca Nacional. Ano 7, nº 84, p. 66-69, set. 2012.

RIBEIRO, Renato Janine. Memórias de si ou... Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 11, nº 21, p.35-42, 1998.

RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Campinas: Ed. da Unicamp, 2007.

SAID SALLUM, Fernando. A vida lendária de Malba Tahan. Observações e comentários sobre a origem de um pseudônimo. CME-FE/UNICAMP – MT/09.007.0001-04. 41fls

SIQUEIRA FILHO, Moysés Gonçalves. Ali Iezid Izz-Edim Ibn Salim Hank Malba Tahan: episódios do nascimento e manutenção de um autor – personagem. 2008. Tese (Doutorado em Educação). Campinas: UNICAMP, 2008. 224 p.

SOUSA, Enne Karol Venancio de; FOSSA, John Andrew. O pioneirismo de Malba Tahan na educação matemática brasileira. Anais Eletrônicos do 14º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia – 14º SNHCT. Belo Horizonte, Campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG 08 a 11 out. 2014. Disponível em: http://www.14snhct.sbhc.org.br/arquivo/download?ID_ ARQUIVO=1755. Acesso em: 10 out. 2015.

VALENTE, Wagner. Controvérsias sobre educação matemática no Brasil: Malba Tahan versus Jacomo Stávale. Cadernos de Pesquisa, nº 120, p. 151-167, nov. 2003.

Publicado

2018-05-01

Métricas


Visualizações do artigo: 53     PDF (Português (Brasil)) downloads: 26

Cómo citar

PAULILO, André Luiz. Malba Tahan e a sua memória: a organização do arquivo do Prof.º Júlio César de Mello e Souza. Revista de Educação Matemática, [s. l.], vol. 15, n.º 19, p. 173–187, 2018. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/257. Acesso em: 12 may. 2024.

Número

Sección

A contribuição de Malba Tahan para a Educação Matemática: a atualidade das lições do mestre