A obra Didática da Matemática: vivências e perspectivas com o caderno dirigido de Malba Tahan

Autores

  • Flávia de Fatima Santos Silva flavia_fss@terra.com.br
    Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

Caderno Dirigido, Geometrismo, Didática da Matemática

Resumo

Este trabalho, de natureza qualitativa, apresenta considerações e perspectivas sobre um projeto de pesquisa de mestrado, ainda em andamento, acerca dos livros Didática da Matemática (1961) volumes I e II onde se busca estabelecer um diálogo passado-presente e refletir sobre uma possibilidade para a prática docente com o Caderno Dirigido sugerido por Júlio César de Mello e Souza – Malba Tahan (1895-1974). O objetivo torna-se apresentar como proposta de aplicação em sala de aula o Caderno Dirigido e sugerir ao educador uma perspectiva sobre uma relação dialógica com o educando. Diante das inquietações provindas das leituras, chega-se à entrevista ao educador matemático e ex-aluno do Malba Tahan: o professor Dr. Sérgio Lorenzato, aluno do curso oferecido por Malba Tahan pelo projeto CADES, Curso da Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário – oferecido pelo MEC em 1958 – que consolidam esse olhar. Tahan demonstrou fala e postura severas e críticas ao ensino vigente da época onde trouxe o termo Geometrismo, que ele dizia ser uma maneira indevida com a qual a geometria era ensinada. O discurso pedagógico de Júlio César de Mello e Souza propõe, dentre outros aspectos, que a matemática seja abordada considerando a cultura e o momento histórico, tendo o Caderno Dirigido como uma possibilidade prática para a sala de aula, proporcionando possíveis contribuições para o processo de ensino e de aprendizagem da geometria apoiadas na sua busca constante pelo desenvolvimento da autonomia dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Flávia de Fatima Santos Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Atualmente sou professora de Matemática na Educação Básica. Mestranda no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (2018), Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL (2014) e em Educação Matemática pela Universidade Guarulhos - UnG (2010), licenciada em Matemática pela Universidade Guarulhos - UnG (2008). Participante do GEPEm (Grupo de Estudos e Pesquisas em Etnomatemática) na FEUSP desde 2016 e do LABEM no Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática (CAEM) do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo de 2008 à 2011. Tenho experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino e Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Matemática, Malba Tahan, Revista Al-Karismi, Resolução de Problemas e Geometria.

Referências

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais:

Matemática. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, MEC/SEF, 1998.

COPPE-OLIVEIRA. C.; ANDRADE, M. M.; VIANA, O. A.; MARIN, V. Malba Tahan e a revista Al-Karismi (1946-1951): diálogos e possibilidades. (Org.). Jundiaí, Paco Editorial: 2016.

COPPE-OLIVEIRA. C. Do menino “Julinho” à “Malba Tahan”: uma viagem pelo oásis do ensino da matemática. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual paulista, UNESP, Rio Claro, SP, [s.n.], 2001.

COPPE-OLIVEIRA. C. A sombra do arco-íris: um estudo histórico/mitocrítico do discurso pedagógico de Malba Tahan. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, [s.n.], 2007.

TAHAN, M. Didática da matemática. São Paulo: Saraiva, 1961. v.1.

TAHAN, M. Didática da matemática. São Paulo: Saraiva, 1961. v.2.

Downloads

Publicado

01-05-2018

Métricas


Visualizações do artigo: 14     PDF downloads: 11

Como Citar

SANTOS SILVA, Flávia de Fatima. A obra Didática da Matemática: vivências e perspectivas com o caderno dirigido de Malba Tahan. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 15, n. 19, p. 310–324, 2018. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/266. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

A contribuição de Malba Tahan para a Educação Matemática: a atualidade das lições do mestre