A obra Didática da Matemática: vivências e perspectivas com o caderno dirigido de Malba Tahan

Autores/as

  • Flávia de Fatima Santos Silva flavia_fss@terra.com.br
    Universidade Federal de Uberlândia

Palabras clave:

Caderno Dirigido, Geometrismo, Didática da Matemática

Resumen

Este trabalho, de natureza qualitativa, apresenta considerações e perspectivas sobre um projeto de pesquisa de mestrado, ainda em andamento, acerca dos livros Didática da Matemática (1961) volumes I e II onde se busca estabelecer um diálogo passado-presente e refletir sobre uma possibilidade para a prática docente com o Caderno Dirigido sugerido por Júlio César de Mello e Souza – Malba Tahan (1895-1974). O objetivo torna-se apresentar como proposta de aplicação em sala de aula o Caderno Dirigido e sugerir ao educador uma perspectiva sobre uma relação dialógica com o educando. Diante das inquietações provindas das leituras, chega-se à entrevista ao educador matemático e ex-aluno do Malba Tahan: o professor Dr. Sérgio Lorenzato, aluno do curso oferecido por Malba Tahan pelo projeto CADES, Curso da Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário – oferecido pelo MEC em 1958 – que consolidam esse olhar. Tahan demonstrou fala e postura severas e críticas ao ensino vigente da época onde trouxe o termo Geometrismo, que ele dizia ser uma maneira indevida com a qual a geometria era ensinada. O discurso pedagógico de Júlio César de Mello e Souza propõe, dentre outros aspectos, que a matemática seja abordada considerando a cultura e o momento histórico, tendo o Caderno Dirigido como uma possibilidade prática para a sala de aula, proporcionando possíveis contribuições para o processo de ensino e de aprendizagem da geometria apoiadas na sua busca constante pelo desenvolvimento da autonomia dos alunos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Flávia de Fatima Santos Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Atualmente sou professora de Matemática na Educação Básica. Mestranda no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (2018), Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL (2014) e em Educação Matemática pela Universidade Guarulhos - UnG (2010), licenciada em Matemática pela Universidade Guarulhos - UnG (2008). Participante do GEPEm (Grupo de Estudos e Pesquisas em Etnomatemática) na FEUSP desde 2016 e do LABEM no Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática (CAEM) do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo de 2008 à 2011. Tenho experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino e Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Matemática, Malba Tahan, Revista Al-Karismi, Resolução de Problemas e Geometria.

Citas

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais:

Matemática. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, MEC/SEF, 1998.

COPPE-OLIVEIRA. C.; ANDRADE, M. M.; VIANA, O. A.; MARIN, V. Malba Tahan e a revista Al-Karismi (1946-1951): diálogos e possibilidades. (Org.). Jundiaí, Paco Editorial: 2016.

COPPE-OLIVEIRA. C. Do menino “Julinho” à “Malba Tahan”: uma viagem pelo oásis do ensino da matemática. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual paulista, UNESP, Rio Claro, SP, [s.n.], 2001.

COPPE-OLIVEIRA. C. A sombra do arco-íris: um estudo histórico/mitocrítico do discurso pedagógico de Malba Tahan. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, [s.n.], 2007.

TAHAN, M. Didática da matemática. São Paulo: Saraiva, 1961. v.1.

TAHAN, M. Didática da matemática. São Paulo: Saraiva, 1961. v.2.

Publicado

2018-05-01

Métricas


Visualizações do artigo: 15     PDF (Português (Brasil)) downloads: 12

Cómo citar

SANTOS SILVA, Flávia de Fatima. A obra Didática da Matemática: vivências e perspectivas com o caderno dirigido de Malba Tahan. Revista de Educação Matemática, [s. l.], vol. 15, n.º 19, p. 310–324, 2018. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/266. Acesso em: 10 may. 2024.

Número

Sección

A contribuição de Malba Tahan para a Educação Matemática: a atualidade das lições do mestre