O potencial de um grupo colaborativo para a formação dos formadores de professores

Autores

  • Kátia Martins Rodrigues ktyamartins@gmail.com
    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUCSP
  • Laurizete Ferragut Passos laurizetefer@gmail.com

Palavras-chave:

Grupo Colaborativo, Formação Continuada de Professores em serviço, Sentimentos dos formadores

Resumo

Este texto se propõe a discutir dados de uma pesquisa de mestrado que investigou o potencial de um Grupo Colaborativo para a constituição do Professor Coordenador (PC) como formador de docentes. O ponto de partida para esta pesquisa foi a problemática em torno da formação continuada em serviço dos professores de Matemática, que é uma das atribuições dos PCs, porém, é considerada como a área mais complexa e difícil de ser acompanhada. Para tanto, foi constituído um grupo colaborativo com 14 Professores Coordenadores que atuam nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, de oito escolas estaduais localizadas na Zona Leste da cidade de São Paulo (SP). Durante o período de março a novembro de 2016 foram realizados oito encontros formativos, nos quais foram estudados e discutidos aspectos da atuação dos PCs na formação em serviço dos professores de Matemática e coletados os dados para análise, como registros escritos pelos participantes e pela pesquisadora e um questionário de caracterização dos sujeitos. No processo formativo vivenciado com o grupo colaborativo, os Professores Coordenadores, especialistas e não especialistas em Matemática, apresentaram as mesmas dificuldades em relação ao trabalho desenvolvido junto aos docentes de Matemática. Evidenciou-se, assim, que a qualificação do PC deve voltar-se para sua atuação como formador da área pedagógica, independente da sua área de formação inicial e/ou especialidade dos seus professores. Este texto aborda apenas os aspectos da pesquisa que tratam dos entraves e das possibilidades em relação ao papel formador dos Professores Coordenadores e dos sentimentos revelados pelos formadores em relação à formação em serviço dos professores de Matemática, que emergiram a partir dos dados analisados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Kátia Martins Rodrigues, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUCSP

Mestre em Educação: Formação de Formadores pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Possui graduação em Química e em Pedagogia. Atualmente é formadora de professores e Professores Coordenadores Pedagógicos na Diretoria de Ensino Região Leste 3/Secretaria da Educação de São Paulo. Foi integrante do Observatório da Educação (OBEDUC- PUC-SP) com bolsa de estudos pela CAPES.

Referências

DAMIANI, M. F.. Entendendo o ensino colaborativo em educação e revelando seus benefícios. Revista Educar, Curitiba: Ed. UFPR, 2008, n. 31, pp. 213-230.

FORTE, A., FLORES, M. A. Aprendizagem e(m) colaboração: um projeto de intervenção numa EB 2.3. Actas do X Congresso Internacional Galego Português de Psicopedagogia. Braga: Universidade do Minho, 2009.

FERNANDES, A. A. T. Quem tem medo de matemática? Sentimentos envolvidos no processo ensino-aprendizagem de matemática por alunos da Suplência. In.: ALMEIDA, L. R. de; MAHONEY, A. A. (orgs.). Afetividade e aprendizagem: contribuições de Henri Wallon. São Paulo: Edições Loyola, 2007.

FULLAN, M.; HARGREAVES, A. A escola como organização aprendente: buscando uma educação de qualidade. 2 ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

GATTI, B.A.; NUNES, M.M.R. (Org.). Formação de professores para o ensino fundamental: estudo de currículos das licenciaturas em Pedagogia, Língua Português, Matemática e Ciências Biológicas. Textos FCC, São Paulo, v. 29, 2009. 155p. In. GATTI, B.A. Formação de Professores no Brasil: Características e Problemas. Educ. Soc., Campinas, v. 31, n. 114, p. 1455-1479, out.-dez. 2010. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br acesso em 09.05.2015.

IMBERNÓN, F.. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.

PASSOS, L.F.; ANDRÉ, M.E.D.de. O trabalho colaborativo, um campo de estudo. In.:ALMEIDA, L. R.; PLACCO, V. M. N. S. (orgs). O coordenador pedagógico e o trabalho colaborativo na escola. São Paulo: Edições Loyola, 2016.

PASSOS, C.L.B. (orgs). Processos de formação de professores: narrativas, grupo colaborativo e mentoria. São Carlos: EdUFSCAR, 2010.

PEREZ GÓMEZ, A.I. A cultura escolar na sociedade neoliberal. Porto Alegre: Artes Médicas, 2001.

RODRIGUES, Kátia Martins. O potencial de um Grupo Colaborativo para a constituição do Professor Coordenador como formador de docentes. 2017. 171f. Trabalho Final (Mestrado Profissional) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, (PUC-SP). São Paulo, 2017.

Downloads

Publicado

30-06-2017

Métricas


Visualizações do artigo: 22     PDF downloads: 14

Como Citar

RODRIGUES, Kátia Martins; PASSOS, Laurizete Ferragut. O potencial de um grupo colaborativo para a formação dos formadores de professores. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 14, n. 16, p. 4–15, 2017. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/289. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos