Mathematics education as a systems of society
DOI:
10.37001/remat25269062v20id783Palavras-chave:
Systems theory, Autopoiesis, Mathematics, Mathematics education, Historical sociologyResumo
Este ensaio explora a filosofia da educação matemática a partir de uma perspectiva sociológica histórica. Este examina a natureza da construção de significado à medida que os sistemas sociais de matemática e educação matemática emergem como parte da sociedade. Para fazer isso, baseio-me na teoria dos sistemas sociais que postula uma teoria geral dos sistemas autopoiéticos a partir da qual consciência e comunicação, como sistemas baseados no significado, são acoplados através da linguagem. A teoria dos sistemas tem recebido pouca atenção na educação matemática e meu objetivo aqui é delinear a abordagem apresentando uma análise funcional superficial da educação matemática. Isso permite a possibilidade de teorizar a educação matemática como um sistema social de comunicação e tem a capacidade de mostrar como as partes constituintes da educação matemática, por exemplo, pesquisa e prática se relacionam e como a educação matemática se relaciona com outros sistemas sociais na sociedade contemporânea.
Downloads
Métricas
Referências
BAUMAN, Z. Liquid modernity. Cambridge, UK : Malden, MA: Polity Press ; Blackwell, 2000.
GLASERSFELD, E. VON. Radical constructivism: a way of knowing and learning. London ; Washington, D.C: Falmer Press, 1995.
HOWSON, A. G. A history of mathematics education in England. Cambridge: Cambridge University Press, 1982.
INGLIS, M.; FOSTER, C. Five decades of mathematics education research. Journal for Research in Mathematics Education, v. 49, n. 4, p. 462–500, jul. 2018.
KAYLOR, N. H.; PHILLIPS, P. E. (EDS.). A companion to Boethius in the Middle Ages. Leiden: Brill, 2012.
LEWIN, B. Enthusiastic mathematics: reviving mystical emanationism in modern science. Melbourne: The Platonic Academy of Melbourne, 2018.
LOCKE, J. An Essay Concerning Human Understanding. London: Everyman, 1993.
LUHMANN, N. Social systems. Stanford, Calif: Stanford University Press, 1995.
LUHMANN, N. Theory of society (volume 1). Tradução: Rhodes Barrett. Stanford, California: Stanford University Press, 2013a.
LUHMANN, N. Theory of society (volume 2). Tradução: Rhodes Barrett. Stanford, California: Stanford University Press, 2013b.
LUHMANN, N.; SCHORR, K.-E. Problems of reflection in the system of education. Münster ; New York: Waxmann, 2000.
MATURANA, H. R.; VARELA, F. J. Autopoiesis and cognition: the realization of the living. 2nd. ed. Dordrecht, Holland ; Boston: D. Reidel Pub. Co, 1980.
MENDELL, H. Aristotle and mathematics. Disponível em: <https://plato.stanford.edu/archives/fall2019/entries/aristotle-mathematics/>.
POLANYI, K. The great transformation: the political and economic origins of our time. Mattituck: Amereon, 1996.
RICŒUR, P. Interpretation theory: discourse and the surplus of meaning. 8. print ed. Fort Worth: Texas Christian Univ. Pr, 1976.
SRIRAMAN, B.; ENGLISH, L. D. (EDS.). Theories of mathematics education: seeking new frontiers. Heidelberg ; London ; New York: Springer, 2010.
WATSON, S. George Spencer-Brown’s laws of form fifty years on: why we should be giving it more attention in mathematics education. Mathematics Teaching-Research Journal Online, v. 12, n. 2, p. 161–187, 2020.
WILLIAMS, M. R. A history of computing technology. 2nd ed ed. Los Alamitos, Calif: IEEE Computer Society Press, 1997.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 164 PDF downloads: 70
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.