Trigonometria sem traumas: uma experiência com jogos
Resumo
Ao longo de nossa experiência como professores de matemática para o Ensino Médio temos presenciado forte aversão e verdadeiros traumas por parte de alguns estudantes quando se fala em trigonometria, fato que se reflete geralmente em baixo desempenho nas avaliações. Neste artigo, relatamos nossa experiência com a apresentação do tema sob um ponto de vista lúdico e menos formal ‐ por meio de jogos: a mandala trigonométrica ‐ e verificamos algumas formas de contribuição para a desmistificação do conteúdo e a conseqüente melhor compreensão e mais eficiente apreensão de fundamentos necessários que servirão como fundamento para a aquisição de novos conceitos. Apresentamos alguns resultados obtidos em nossa prática com alunos do terceiro ano do Ensino Médio que cursavam, em regime de dependência, a disciplina de matemática do da série anterior.
Downloads
Métricas
Referências
BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília, MEC, 1999.
BRENELY, R. O jogo como espaço para pensar: a construção de noções lógicas e aritméticas. Campinas: Papirus, 2002.
FIORENTINI, D. Professores de Matemática como Investigadores e Produtores de Saberes. Conferência de Abertura da I JORNADADE DUCAÇÃO MATEMÁTICA, 01 e 02 de julho/1999, Universidade do Contestado. Concórdia, SC.
GUÉRIUS, E. C. Espaços oficiais e intersticiais da formação docente: histórias de um grupo de professores na área de ciências e matemática. Campinas, 2002. 234f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação – Universidade Estadual de Campinas.
MACEDO, L. et al. Aprender com Jogos e Situações Problemas. Porto Alegre: Artmed, 2000.
MOURA, M. O. de, A séria busca no jogo: do lúdico na matemática. In.: A Educação Matemática em Revista – SBEM, nº 3, 2º sem. 1994, p. 17‐24
PERRNOUD, P. Dez Novas Competências para Ensinar. Porto Alegre: Artmed Editora, 2000.
SILVA, A. G. O. ; OLIVEIRA, M. R. Um pouco de História da Matemática no Ensino de funções Trigonométricas ‐
uma proposta envolvendo Modelagem Matemática. In: IV Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2007, Canoas. Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2007.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 159 PDF downloads: 70
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.