Realidade aumentada e rotação por estações: proposta para o ensino aprendizagem da geometria espacial na sala de aula
DOI:
10.37001/remat25269062v20id391Palavras-chave:
Geometria Espacial, Sólidos RA, Rotação por estaçõesResumo
Este estudo discute o uso conjunto de um recurso tecnológico com uma metodologia ativa no ensino aprendizagem da matemática, pesquisa desenvolvida como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Licenciatura em Matemática, da Universidade do estado do Amazonas (UEA), no centro de Estudos Superiores de Parintins (CESP). O objetivo foi analisar a metodologia de rotação por estações com um aplicativo de Realidade Aumentada, como proposta metodológica de ensino e aprendizagem a fim de minimizar as dificuldades da geometria espacial, poliedros, em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa caracterizou-se como uma pesquisa-ação, de abordagem qualitativa, utilizando-se para a coleta de dados: entrevista semiestruturada, questionário misto, observação participante e formulário de avaliação de softwares educacionais. Para a análise, usamos a triangulação, contrapondo a opinião dos autores da pesquisa com os resultados coletados do professor/alunos, do software educacional/metodologia utilizada, onde chegamos a conclusão que a combinação do software Sólidos RA junto à metodologia das rotações por estações mostrou-se um recurso significativo e diferenciado para o ensino e aprendizagem da geometria espacial trabalhada em sala de aula.
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