Avaliações Externas e em Larga Escala: Caracterização de teses e dissertações em Educação Matemática

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v20id393

Palavras-chave:

Avaliações externas, Educação Matemática, Formação de Professores

Resumo

Este texto discute o tema das avaliações externas e em larga escala na formação continuada de professores de matemática a partir de pesquisas a nível de pós-graduação que tratam sobre a temática. Para tanto, o estudo guia-se por uma análise qualitativa do tipo revisão sistemática de literatura com intuito de caracterizar os percursos metodológicos bem como análise de evidências. Como banco de dados, tomamos a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações tendo em vista a natureza dos trabalhos presentes no referido banco. Em termos de resultados, foi possível constatar a evidente necessidade em reorganizar práticas pedagógicas em Educação Matemática alinhadas à formação continuada de professores bem como suporte docente para administrar situações que envolvam as avaliações externas.

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Biografia do Autor

Thais Paschoal Postingue, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Doutora em Educação para a Ciência. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), campus Bauru, São Paulo, Brasil. Professora da Faculdade de Dracena (UNIESP), Dracena, São Paulo, Brasil. Professora na Rede Estadual de São Paulo (SEDUC), São Paulo, Brasil. Endereço de correspondência: Avenida Engenheiro Edmundo Carrijo Coube, s/n, Departamento de Psicologia, Vargem Limpa, Bauru, São Paulo, Brasil.

Jair Lopes Junior, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Doutor em Psicologia. Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo, Brasil. Professor no Departamento de Psicologia da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Bauru, São Paulo, Brasil. Endereço de correspondência: Avenida Engenheiro Edmundo Carrijo Coube, s/n, Departamento de Psicologia, Vargem Limpa, Bauru, São Paulo, Brasil.

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Publicado

19-11-2023

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Como Citar

Postingue, T. P., & Junior, J. L. (2023). Avaliações Externas e em Larga Escala: Caracterização de teses e dissertações em Educação Matemática. Revista De Educação Matemática, 20(01), e023098. https://doi.org/10.37001/remat25269062v20id393

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos