Atividade orientadora de ensino e o conceito de subtração: repensando ações educativas pós-pandemia

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v20id487

Palavras-chave:

História Virtual do Conceito; Subtração; Retorno das aulas presenciais.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo repensar o ensino da subtração nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com base na Atividade Orientadora de Ensino (AOE), levando em consideração o retorno às aulas presenciais após, quase, dois anos com o Ensino Remoto Emergencial (ERE). A pergunta norteadora deste estudo foi: como podemos reorganizar o ensino, buscando promover a apropriação do conhecimento após a pandemia e seus desdobramentos preocupantes nos aspectos de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos? Entende-se que após o retorno das aulas presenciais temos novos sujeitos envolvidos no ensino, impactados com o contexto sócio-histórico vivenciado pela pandemia da covid-19. Por meio de um relato de experiência de caráter descritivo e qualitativo, evidenciamos princípios teóricos e metodológicos que podem auxiliar no processo de escolarização. Essa pesquisa aponta a necessidade de reconhecer que os estudantes, após a pandemia da covid-19, trazem outras especificidades que não podem ser ignoradas pela educação, tanto em relação ao desenvolvimento dos discentes quanto aos conteúdos e instrumentos didáticos. A partir destes princípios, é preciso repensar as práticas educativas de modo a assegurar a função social da escola de transmitir o conhecimento historicamente elaborado e possibilitar que o desenvolvimento das máximas potencialidades humanas seja garantido.

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Biografia do Autor

Jhenifer Licero Schuete Silva, Universidade Estadual de Maringá – UEM

O presente artigo tem como objetivo repensar o ensino da subtração nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com base na Atividade Orientadora de Ensino (AOE), levando em consideração o retorno às aulas presenciais após, quase, dois anos com o Ensino Remoto Emergencial (ERE). A pergunta norteadora deste estudo foi: como podemos reorganizar o ensino, buscando promover a apropriação do conhecimento após a pandemia e seus desdobramentos preocupantes nos aspectos de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos? Entende-se que após o retorno das aulas presenciais temos novos sujeitos envolvidos no ensino, impactados com o contexto sócio-histórico vivenciado pela pandemia da covid-19. Por meio de um relato de experiência de caráter descritivo e qualitativo, evidenciamos princípios teóricos e metodológicos que podem auxiliar no processo de escolarização. Essa pesquisa aponta a necessidade de reconhecer que os estudantes, após a pandemia da covid-19, trazem outras especificidades que não podem ser ignoradas pela educação, tanto em relação ao desenvolvimento dos discentes quanto aos conteúdos e instrumentos didáticos. A partir destes princípios, é preciso repensar as práticas educativas de modo a assegurar a função social da escola de transmitir o conhecimento historicamente elaborado e possibilitar que o desenvolvimento das máximas potencialidades humanas seja garantido.

Luciana Figueiredo Lacanallo Arrais, Universidade Estadual de Maringá – UEM

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora adjunta do Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP/UEM), Maringá, Paraná, Brasil. Endereço para correspondência: Av. Colombo, 5790 - Jd. Universitário, Maringá, Paraná, Brasil, CEP: 87020-900. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5297-7823. E-mail: lflacanallo@uem.br.

Maria Luiza Evangelista Gil, Universidade Estadual de Maringá – UEM

Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Endereço para correspondência: Av. Colombo, 5790 - Jd. Universitário, Maringá, Paraná, Brasil, CEP: 87020-900. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9477-0326. E-mail: maria.evangelistagil@gmail.com.

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Publicado

30-08-2023

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Como Citar

SILVA, Jhenifer Licero Schuete; ARRAIS, Luciana Figueiredo Lacanallo; GIL, Maria Luiza Evangelista. Atividade orientadora de ensino e o conceito de subtração: repensando ações educativas pós-pandemia. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 20, n. 01, p. e023108, 2023. DOI: 10.37001/remat25269062v20id487. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/487. Acesso em: 17 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos