Memes e o ensino de potenciação: possibilidades pedagógicas nas aulas de Matemática

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v23id536

Resumo

Este artigo, fruto de uma dissertação de mestrado vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM/UFAL), tem como objetivo analisar como o uso de memes no ensino de potenciação pode contribuir em relação a aprendizagem de Matemática, tomando como base a aplicação de uma Sequência Didática sobre o conteúdo proposto. A pesquisa contou com a participação de 17 alunos da Escola Municipal de Educação Básica Professora Cícera Santos Marinho, localizada no Bairro Matadouro, no município de Joaquim Gomes-Alagoas. A pesquisa foi de natureza qualitativa e com a abordagem na pesquisa intervenção, os dados foram coletados com o apoio de questionários semiestruturados e na produção dos memes e utilizamos a análise de conteúdo pela técnica de Bardin (2011). Os resultados apontam que foi possível verificar o engajamento dos alunos com a proposta da atividade e a assimilação do conteúdo de potenciação, e por outro lado as práticas de produção de memes nas aulas de Matemática, são condições sine qua non para a proposição de aulas dinâmicas e atrativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jacielma Dantas dos Santos, Universidade Federal de Alagoas

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM/UFAL). Membro do Grupo de Pesquisa em Tecnologias e Educação Matemática (TEMA). Professora de Educação Básica na Rede Municipal de Ensino de Joaquim Gomes-AL. Possui especialização em Ensino de Física e Matemática e em Ensino de Ciências e Matemática pela Faculdade de Ensino Regional Alternativa (FERA).

Carloney Alves de Oliveira, Universidade Federal de Alagoas

Pós-doutor em Educação (UFS), Mestre e Doutor em Educação Brasileira (UFAL) na linha de pesquisa Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação do Professor, Especialização em Metodologia do Ensino da Matemática pela Faculdade Internacional de Curitiba e Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Professor na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), do Centro de Educação (CEDU), na área de Saberes e Metodologias do Ensino da Matemática e professor vinculado aos Programas de Pós-Graduação: Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM), Educação (PPGE) e Ensino (RENOEN). Líder do Grupo de Pesquisa em Tecnologias e Educação Matemática (TEMA). Experiência na área de Matemática, Metodologia e Prática de Ensino da Matemática, Educação Matemática, Formação de Professor, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, Educação a distância, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Jogos Digitais, Gamificação e Dispositivos Móveis.

Referências

BANDEIRA, Estevão Macedo. Humor no Ensino de Física: o uso de memes na avaliação da aprendizagem. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Federal Fluminense, Instituto de Física, Niterói, 2022.

BARDIN, Laurenci. Análise de Conteúdo. São Paulo: Ed. Revista e Ampliada, 2011.

BENOIT, Gregory. Mathematics in popular culture: an analysis of mathematical internet memes. Tese (Doutorado em Educação) - Columbia University, New York, p.199. 2018.

BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em 26 de out. de 2022.

BRITO, C. da S., SANT’ANA, C. de C., & SANT’ANA, I. P. Memes com viés matemático e suas potencialidades para o ensino de Matemática. 2020. Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática, Sergipe, v. 5, n. 1, p. 173–188, 2019.

CORDOVA, Margarete Piolla. de Moraes. Cultura digital, matemática e a realidade da sala de aula. Florianópolis. 2016. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/168996/TCC_Cordova.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 17 de fev. de 2023.

FELCHER, Carla Denize Ott; FOLMER, Vanderlei. A criação de memes pelos estudantes: uma possibilidade para aprender matemática. Revista Tecnologias na Educação– Ano 10 – Número/Vol.25. RS. 2018.

GONÇALVES, Paulo Gonçalo Farias; GONÇALVES, Carla Jéssica Severiano Lima. Um retrato da matemática segundo os memes: potencialidade para o ensino-aprendizagem. Revista Tecnologias na Educação, v. 7, n. 13, 1-10, dez. 2015.

HENRIQUES, Afonso; NAGAMINE, André; NAGAMINE, Camila Macedo Lima. Reflexões sobre análises institucionais e sequência didática: o caso do estudo de integrais múltiplas. (Progressão de Carreira do Magistério Superior, de Adjunto a Titular). UESC-BA, 2011. Disponível em: <https://sites.google.com/site/gpemac/dissertacoesde-mestrado>. Acesso em 14 de abr. de 2023.

LUZ, Gerson Freita;[FONSECA, Daniele Amaral; SILVEIRA, Daniel da Silva; LAURINO, Débora Pereira]. A Cultura Digital em Práticas Educativas: Transformações e Acoplamentos na Formação de Professores de Matemática. Revista Latinoamericana de Estudios en Cultura y Sociedad | Latin American Journal of Studies in Culture and SocietyV. 05, ed. especial, abr., 2019, artigo nº 1188| claec.org/relacult| e-ISSN: 2525-7870.

MAROQUIO, Vanusa Stefanon; PAIVA, Maria Auxiliadora Vilela Paiva; RIBEIRO, Camila de Oliveira Fonseca. Sequências didáticas como recurso pedagógico na formação continuada de professores. X ENCONTRO CAPIXABA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Vitória – ES, Ifes & Ufes, 23 a 25 de julho de 2015.

NASCIMENTO, Ismael Santos do. Ensino de potenciação: uma pesquisa sobre a prática docente durante o ensino remoto. João Pessoa, 2020.

PAIAS, Ana Maria. Diagnóstico dos erros sobre a Operação Potenciação aplicado a alunos do Ensino Fundamental e Médio. 2009. 219 f. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2009.

PERETTI, Lisiane; TONIN DA COSTA, Gisele Maria. Sequência Didática na Matemática. Revista Educação do IDEAU-REI. Vol. 8 – Nº 17 - Janeiro - Junho 2013. ISSN: 1809-6220. Disponível em: <https://www.caxias.ideau.com.br/wp-content/files_mf/8879e1ae8b4fdf5e694b9e6c23ec4d5d31_1.pdf>. Acesso em 31 de mar. de 2023.

PRENSKY, Marc. O papel da tecnologia no ensino e na sala de aula. Conjectura, Caxias do Sul, v. 15, n. 2, p. 201-204, maio/ago. 2010.

RICHARTZ, Marize. Potenciação- Um Estudo Didático. Florianópolis, jul. de 2005. Disponível em: <https://www.passeidireto.com/arquivo/69048040/potenciacao-complementar>. Acesso em 30 de mar. de 2023.

RITTER, Denise; VILLA REAL, Luana Pereira. BULEGON, Ana Marli. Recursos das tecnologias de informação e comunicação que professores de matemática utilizam em suas atividades docentes. REDIN - Revista Educacional Interdisciplinar, Taquara, vol. 7, nº 1, 2018, p. 1-10

UGALD, Maria Cecília Pereira; ROWEDER, Charlys. Sequência didática: uma proposta metodológica de ensino aprendizagem. Trabalho cientifico com efeito de conclusão de graduação para licenciatura em física, 2020. Disponível em: <https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/992>. Acesso em: 14 de abr. de 2023.

Downloads

Publicado

18-12-2024

Métricas


Visualizações do artigo: 219     PDF downloads: 116

Como Citar

SANTOS, Jacielma Dantas dos; OLIVEIRA, Carloney Alves de. Memes e o ensino de potenciação: possibilidades pedagógicas nas aulas de Matemática. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 23, 2024. DOI: 10.37001/remat25269062v23id536. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/536. Acesso em: 30 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos