Teoria do Ensino Desenvolvimental e Atividade Orientadora de Ensino na sistematização do sistema de numeração no contexto da formação inicial de professores

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v19id610

Palavras-chave:

Pedagogia, Educação Matemática, Sistema de Numeraçã

Resumo

Este artigo investiga o desenvolvimento do pensamento matemático na formação inicial de professores no contexto do Curso de Pedagogia de uma universidade localizada no sul do Estado de Santa Catarina, Brasil. Especificamente, o trabalho investiga o desenvolvimento do pensamento matemático em nível teórico, mediado pelo sistema de numeração. Ao longo do semestre 2020/2, um experimento didático desenvolvimental foi realizado em caráter investigativo, com trinta e quatro acadêmicos do quarto e sexto semestres, matriculados na Unidade de Aprendizagem (disciplina) Fundamentos e Metodologias de Matemática para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na forma remota. O método que sustentou as ações foi o materialista histórico-dialético. Uma das principais características deste método consiste na premissa de que o fenômeno investigado deve ser considerado em sua totalidade, na indissociabilidade entre teoria e prática. A metodologia de pesquisa adotada foi o experimento didático desenvolvimental. Tal metodologia está atrelada à compreensão de que é pelo ensino que se aprende, e ao aprender, se desenvolve. Porém, não se trata de qualquer ensino, mas de um ensino organizado com base nos conteúdos e métodos que possibilitem a promoção do desenvolvimento do pensamento teórico nos estudantes a partir da apropriação de conhecimentos científicos. O experimento didático investigativo foi organizado a partir do desenvolvimento de problemas, no contexto de Situações Desencadeadoras de Aprendizagem, por meio de quatro ações de estudo. Para a análise de dados foram selecionados episódios que indicam o desenvolvimento de cada uma das ações de estudo. Concluímos que se faz necessário repensar o modo de organização do ensino do sistema de numeração desde os primeiros anos escolares. O contato apenas com uma de suas particularidades, a decimal, durante toda a Educação Básica, obstaculizou a apropriação da essência deste sistema, impossibilitou o trânsito correto entre uma base e outra, a partir de sua relação geral que dá origem as diferentes bases numéricas particulares. Para tanto, faz-se necessário repensar, não apenas os cursos de formação inicial, mas, também, a formação contínua de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Josélia Euzébio da Rosa, Unisul - Universidade do Sul de Santa Catarina

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Federal do Paraná. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina.

Fabiana de Souza Marcelo, Unisul - Universidade do Sul de Santa Catarina

Especialista em Inovação na Educação pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL).  Professora da Educação Básica.

Referências

DAVÍDOV, V. V. Tipos de generalización en la enseñanza. 3. ed. Habana: Editorial Pueblo y Educación, 1982.

DAVÍDOV, V. V. Problemas do ensino desenvolvimental: a experiência da pesquisa teórica e experimental na psicologia. Tradução de José Carlos Libâneo. Educação Soviética, n. 8, ago. 1988.

FONTES, M. Experimento Didático Desenvolvimental em matemática no contexto do curso de Pedagogia. Dissertação (Mestrado em Educação) -Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão, 2019. (Dissertação em construção).

IFRAH, G. História universal dos algarismos. Volume 1: a inteligência dos homens contada pelos números e pelo cálculo. Tradução de Alberto Muñoz e Ana Beatriz Katinsky. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997- 2v.

ISIDORO, L. C. N. Modo de organização do ensino desenvolvimental de fração: o conhecimento revelado por acadêmicas de pedagogia.2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão, 2019.

MATOS, C. F. Modo de organização do ensino de matemática em cursos de pedagogia: uma reflexão a partir dos fundamentos da teoria históri

co-cultural. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão, 2017.

MOURA, M. O. de et al. A atividade orientadora de ensino como unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, M. O. (Org.). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural. Campinas: Autores Associados, 2016. p. 93-125.

MOURA, M. O. (Coord.). Controle da variação de quantidades: atividades de ensino. São Paulo: FEUSP, 1996.

MOURA, M. O. Sistema de Numeração Caitité. EDM5730. O conhecimento em sala de aula: Atividade de Ensino 2019. USP Disciplinas, 2019. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/mod/assign/view.php?id=2657652. Acesso em: 10 abr. 2021.

ROSA, J. E. Proposições de Davydovy para o ensino de Matemática no primeiro ano escolar: inter-relações dos sistemas de sistema de significações numéricas. 2012, 244 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba.

ROSA, J. E.; ALBINO, W. A. Desenvolvimento do pensamento matemático, em nível teórico, mediado pelo conceito de fração a partir da grandeza comprimento. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 10, n. 21, p. 393-417, 25 maio 2021. Disponível em: http://revista.unespar.edu.br/index.php/rpem/article/view/950. Acesso em: 30 maio 2021.

ROSA, J. E.; ANTUNES, I. C. Modelagem à luz da Teoria Histórico-Cultural. Ensino da Matemática em debate, v. 8, n. 1, p. 182-212, 2021. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emd/article/view/51799. Acesso em: 21 jun. 2021.

ROSA, J. E.; BECKER, F. Desenvolvimento de uma situação desencadeadora de aprendizagem do conceito de ângulo por meio de quatro ações de estudo davidovianas em um contexto de formação inicial de professores. Obutchénie. Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, v. 5, n. 2, p. 484-516, 1 jun. 2021. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/Obutchenie/article/view/61411. Acesso em: 03 jun. 2021

SILVEIRA, G. M. Unidade entre lógico e histórico no movimento conceitual do sistema de numeração proposta por Davýdov e colaboradores para o ensino das operações da adição e subtração. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão, 2015.

VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

Downloads

Publicado

01-01-2022

Métricas


Visualizações do artigo: 106     PDF downloads: 35

Como Citar

ROSA, Josélia Euzébio da; MARCELO, Fabiana de Souza. Teoria do Ensino Desenvolvimental e Atividade Orientadora de Ensino na sistematização do sistema de numeração no contexto da formação inicial de professores. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 19, n. 01, p. e022023, 2022. DOI: 10.37001/remat25269062v19id610. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/87. Acesso em: 7 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos