Normas para publicação

A partir do ano de 2024 cada autor/a poderá publicar, no máximo, 1 (um) artigo como autor/a ou coautor/a em fluxo contínuo e 1 (um) artigo em Edições Especiais - em caso de haver mais de uma Edição Especial no ano, o/a autor/a poderá publicar em apenas uma Edição Especial.



SEÇÕES PRIMÁRIAS (Times New Roman, tamanho 12, negrito, justificado, CAIXA ALTA)
O Texto no corpo terá como fonte Times New Roman, tamanho 12, justificado, espaçamento 1,5, recuo na primeira linha dos parágrafos 1,25, folha A4, a margem superior, inferior 3,0; direita e esquerda 2,5; sem espaços antes ou depois dos parágrafos. O texto deverá ter, no mínimo, 15 páginas e, no máximo, 25 incluindo resumos (em Português, Inglês e Espanhol) e as referências.

Por Exemplo:
INTRODUÇÃO (ou CONSIDERAÇÕES INICIAIS)
As orientações para fazer a submissão dos artigos na REMat são, todas/os as/os autoras/es devem possuir o Registro ORCID iD, pois este é exigência dos indexadores desta Revista (Link para registro: https://orcid.org/register); O ORCID (Open Researcher and Contributor ID) é uma organização sem fins lucrativos, dedicada a criar e manter um sistema onde todos que participam de pesquisas, bolsas de estudo e inovações sejam identificados de forma única. Este sistema fornece um número de identificação para cada pesquisador, evitando ambiguidades ou similaridades, e ainda, está integrado com outras bases de dados e indexadores.

É obrigatório inserir todas as informações sobre as/os autoras/es nos METADADOS DA SUBIMISSÃO no site da revista quando o artigo seja submetido, disponibilizando o link do ORCID de cada autora/autor no campo ORCID (Ex.: https://orcid.org/0000-0002-8214-7342), e no campo URL colocar o link do Lattes (Ex.: http://lattes.cnpq.br/0548641754445706) e demais informações como instituição e bibliografia de ser possível a mesma que apresenta o Lattes da/a referida/o autora/autor. Para o destaque de palavras/frases no texto utilizar, apenas, o recurso itálico, ou seja, não utilizar negrito ou outro destaque, só nas citações direitas de mais de três linhas pode ser usado o sublinhado como grifo. Um espaço de uma linha em branco ao final de cada seção.

As notas de rodapé devem ter a seguinte formatação: fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples entre linhas e justificado[1]. Sugerimos que as notas de rodapé sejam evitadas sempre que for possível. No entanto, se não houver outra possibilidade, devem ser enumeradas por algarismos arábicos.

Seções secundárias (Times New Roman, tamanho 12, negrito, justificado)
O Texto no corpo terá como fonte Times New Roman, tamanho 12, justificado, espaçamento 1,5, recuo na primeira linha dos parágrafos 1,25, folha A4, a margem superior, inferior 3,0; direita e esquerda 2,5; sem espaços antes ou depois dos parágrafos. O texto deverá ter, no mínimo, 15 páginas e, no máximo, 25 incluindo resumos (em Português, Inglês e Espanhol) e as referências. Por exemplo:


As citações no corpo do artigo
Nas citações indiretas, no corpo do texto, os nomes das/os autoras/es devem ser referendados usando maiúsculas e minúsculas. Caso esteja entre parênteses devem ser grafados em letra maiúscula. Por exemplo: Pirola (2021) ou (Pirola, 2021).

Citações diretas com mais de três linhas devem ser feitas seguindo Norma ABNT NBR 10520:2023, que indica sugestões de recuo de 4 cm a partir da margem esquerda, espaçamento simples, sem aspas, fonte Times New Roman, tamanho 10.

Seções terciárias (Times New Roman, tamanho 12, justificado)
O Texto no corpo terá como fonte Times New Roman, tamanho 12, justificado, espaçamento 1,5, recuo na primeira linha dos parágrafos 1,25, folha A4, a margem superior, inferior 3,0; direita e esquerda 2,5; sem espaços antes ou depois dos parágrafos. O texto deverá ter, no mínimo, 15 páginas e, no máximo, 25 incluindo resumos (em Português, Inglês e Espanhol) e as referências.

Por exemplo:
Observação das citações direitas
Observem que o número da página da citação deve vir junto com o ano, antes ou após o texto citado. As citações diretas de máximo três linhas: devem ser inseridas no corpo do texto, contidas entre aspas duplas " ". Exemplo: "Em uma apreciação crítica à concepção do Parfor, é possível observar divergências quanto à natureza estrutural dessa proposta de formação de professores em serviço" (Taveira; Ciríaco; Peralta, 2023, p. 28). Ou ainda, de acordo com Taveira, Ciríaco e Peralta (2023, p. 28) "Em uma apreciação crítica à concepção do Parfor, é possível observar divergências quanto à natureza estrutural dessa proposta de formação de professores em serviço".

REFERÊNCIAL TEÓRICO
Os referencias teóricos servem de fundamentação para o estudo e são usados na análise dos resultados apresentados posteriormente. Deve ser dada preferência para publicações recentes, de periódicos especilizados/conceituados, de livros, dissertações, teses ou ainda de trabalhos apresentados em eventos da área.

As citações serão dispostas de acordo com as normas técnicas Norma ABNT NBR 10520:2023.

METODOLOGIA
É importante apresentar, sempre que possível (de acordo com as bases teóricas-metodológicas-epistemológicas) uma fundamentação teórica sobre os pressupostos metodológicas da pesquisa realizada: abordagem, tipo, sujeito, lócus, instrumentos, procedimentos e técnicas utilizadas, contexto, ambiente, entre outros elementos necessários.

Diálogos, entrevistas, depoimentos, conversas, exemplos de exercícios e outros instrumentos provenientes dos dados coletados devem seguir a formatação: fonte Times New Roman, tamanho 11, em itálico conteúdo das falas, espaçamento entre linhas simples e com recuo de 1,25. Colocar o nome ou pseudo-nome em negrito sem itálico. Se for no caso de as/os autoras/es esclarecer algum assunto no diálogo usar [texto para esclarecer].

FIGURAS E QUADROS
As figuras e quadros devem ficar o mais próximo possível de sua chamada no corpo do texto. O título das figuras deve ser suficientemente claro em relação à imagem, de modo que não seja necessário consultar o corpo do texto. Apenas o número do objeto e a palavra designativa deverão utilizar negrito. Os títulos das figuras devem seguir a instrução: letra Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples. As fontes em letra Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples, uma linha em branco antes do título e após a fonte, sempre mencionar a fonte.

Figura 1 – Título da figura.

Fonte: Nome da fonte ou sobrenome da/o autora/autor (ano, p. xx).


Utilize uma boa resolução de imagem, de modo que seja legível para os leitores em 100% de zoom, sempre respeitando as margens do documento.

Os quadros apresentam informações descritivas, redigidas na forma de texto. Todo o conteúdo dentro do quadro deve seguir a instrução: letra Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples. Os títulos dos Quadros devem seguir a instrução: letra Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples. As fontes em letra Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples, uma linha em branco antes do título e após a fonte, sempre mencionar a fonte.

As tabelas são formas gráficas nas quais os dados numéricos se destacam como informação central. A identificação das tabelas deverá vir na parte superior, precedida da palavra Tabela (em negrito), seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos (em negrito); em seguida, inserir o respectivo título (sem negrito). O título e conteúdo das tabelas, deve ser escrito em fonte Times New Roman, tamanho 12. O título deve ser separado da respectiva numeração por um “–” (hífen). Sempre mencionar a fonte. Inserir a Tabela o mais próximo possível de sua chamada no corpo do texto. As fontes e notas, deve ser grafado em fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples, uma linha em branco antes do título e após a fonte, sempre mencionar a fonte.

Quadros, tabelas e equações devem estar em um formato possível de ser editados. Não serão aceitas imagens. A utilização de expressões como "a Tabela acima" ou a "Figura abaixo" não devem ser utilizadas porque no processo de editoração a localização das mesmas pode ser alterada.

Toda a tabela deve conter um título indicando a natureza e abrangências geográfica e temporal dos dados numéricos, sem abreviações, por extenso, de forma clara e concisa. Deve ter um número (algarismo arábico, crescente) sempre que o documento apresentar duas ou mais tabelas. A moldura não deve ter traços verticais que a delimitem à esquerda e à direita. Deve conter dados numéricos inscritos nas suas células, para informar a quantificação de um fato específico observado. Recomenda-se que seja elaborada de forma a ser apresentada em uma única página e que apresente uniformidade gráfica (fonte, corpo, uso de maiúsculas e minúsculas).

ANÁLISES E RESULTADOS
Desenvolver a partir do referencial teórico-metodológico, considerando as exigências científicas para garantir a originalidade, cientificidade, rigor, precisão.

CONCLUSÕES (ou CONSIDERAÇÕES FINAIS/REFLEXÕES FINAIS)
Salientar as conclusões e/ou posições da/o autora/autor frente aos frutos do estudo, geralmente confeccionada por meio da exploração dos objetivos alcançados e da discussão do problema discutido.

AGRADECIMENTOS (quando houver, não se constitui obrigatório)
Devem obedecer às mesmas normas usadas no corpo do texto: Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,15. Por exemplo, no caso de agradecimentos para a CAPES, segundo a Portaria nº 206, de 4 de setembro de 2018:

Para trabalhos publicados em português:
O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001.

Para trabalhos publicados em inglês:
This study was financed in part by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Finance Code 001.

REFERÊNCIAS

ATENÇÃO: Visando divulgar e utilizar as pesquisas publicadas na Revista de Educação Matemática (REMat) e, consequentemente, ampliar a quantidade de citações deste periódico no Google Acadêmico, o que contribuirá para melhorar o seu reconhecimento nos estratos do Qualis da CAPES, SUGERIMOS UTILIZAR E CITAR PELO MENOS DOIS OU TRÊS ARTIGOS PUBLICADOS NA REVISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (REMat) NOS ÚLTIMOS 5 ANOS. As citações podem ser de forma direta ou indireta e constar nas referências do artigo.

Livros com 1 autora/autor:
FOERSTE, Erineu. Parceria na formação de professores. São Paulo: Cortez, 2005.


Livros com 2 autoras/es:
FRANÇA, Junia Lessa; VASCONCELLOS, Ana Cristina de.Manual para normalização de publicações técnico-científicas. 7. ed. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2004.


Livros com 3 autoras/es:
CREMONEZE, Marcielli de Lemos; CIRÍACO, Klinger Teodoro; FAUSTINO, Ana Carolina. Licenciandos em Pedagogia e o "país das maravilhas da Matemática": aprendizagens e saberes mobilizados pela colaboração. Campo Grande, MS: Editora UFMS, 2021.


Livros com mais de 3 autoras/es:
FRANÇA, Júnia Lessa; [Informar todas as autoras e todos os autores com seus nomes por extenso].Manual para normalização de publicações técnico- científicas. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 1990.


Livros com organizadoras(es), coordenadoras(es):
CIRÍACO, Klinger Teodoro; OLIVEIRA, Carloney Alves de. (Orgs.). Tendências em Educação Matemática na infância. Brasília: SBEM, 2022. (Coleção SBEM).

PIROLA, Nelson Antonio; SANDER, Giovana Pereira; TORTORA, Evandro. (Orgs.). Psicologia da Educação Matemática: contribuições para o ensino da Matemática escolar. 1. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2022.


Livros eletrônicos (e-books) com organizadoras(es), coordenadoras(es):
VERSUTI, Fabiana Maris; MULLE, Rafael Lima Dalle;PERALTA, Deise Aparecida;GONÇALVES, Harryson Júnio Lessa.(Orgs.). Perspectivas de atuação no caos: textos e contextos. 1ª. ed. Porto Alegre: Editora Fi, 2020. Disponível em: https://www.editorafi.org/92caos. Acesso em: 15, set. 2023.


Capítulo de livro e de livro eletrônico (E-book):
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: saberes da docência e identidade do professor. In: FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. (Org.). Didática e interdisciplinaridade. Campinas-SP: Editora Papirus, 1998. p.161-178.

GAMA, Renata Prenstteter; NAKAYAMA, Bárbara Cristina Moreira Sicardi. Grupo de pesquisa em Educação Matemática na abordagem de construção compartilhada de conhecimentos. In: OLIVEIRA, Andréia Maria Pereira de; ORTIGÃO, Maria Isabel Ramalho. (Orgs.). Abordagens teóricas e metodológicas nas pesquisas em Educação Matemática. Brasília: SBEM, 2018. (Coleção SBEM). p.113-132. Disponível em: http://www.sbembrasil.org.br/files/ebook_.pdf. Acesso em: 15, set. 2023.


Trabalhos de eventos:
PRADA, Luis Eduardo Alvarado. Metodologias de pesquisa-formação de professores nas dissertações, teses: 1999-2008. In: IX Seminário Nacional de Pesquisa em Educação da Região Sul. Anais... IX ANDEP SUL. 2012. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/3179/482. Acesso em: 15, set. 2020.


Artigos de revistas/periódicos:
TAVEIRA, Flavio Augusto Leite; CIRÍACO, Klinger Teodoro; PERALTA, Deise Aparecida. Narrativas mônadas acerca de Matemática de EstudantesProfessoras em um curso de Pedagogia Parfor da região Amazônica. Bolema, Rio Claro (SP), v. 37, n. 75, p.24-48, abr. 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/kMwGvr7GVwkyX4DMkRsCw7z/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 15, set. 2023.
CIRÍACO, Klinger Teodoro; AZEVEDO, Priscila Domingues de; CREMONEZE, Marcielli de Lemos. Professoras de bebês e crianças bem pequenas: experiências com a linguagem matemática na creche.Perspectivas da Educação Matemática, v. 16, n. 43, p. 1-21, 29 ago. 2023. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/17907/12950. Acesso em: 15, set. 2023.
RODRIGUES, Zionice Garbelini Martos. A percepção de professores de Matemática quanto ao livro didático e o MMM.Educação: Teoria e Prática,[S. l.], v. 29, n. 62, p. 553–570, 2019. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/14183. Acesso em: 15, set. 2023.


Leis, decretos, portarias, etc.:
BRASIL. Lei n.º 9394/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 25, maio 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP nº. 1, de 18/02/2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília: 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_02.pdf. Acesso em: 25, maio 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CES nº 1.302, de 06 de novembro de 2001. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Matemática, Bacharelado e Licenciatura. Brasília: 2002b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES13022.pdf. Acesso em: 25, maio 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP nº. 2, de 19 de fevereiro de 2002. Institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da Educação Básica em nível superior. Brasília: 2002c. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CP022002.pdf. Acesso em: 25, maio 2019.

OBS.: Todos os endereços de páginas na Internet (URLs) incluídos no texto devem obedecer à Lei de Direitos Autorais (LDA – Lei 9.610/1998).

OBS.: O Comitê Científico Editorial da Revista de Educação Matemática (REMat) se reserva o direito de introduzir alterações nos originais, visando a manter a homogeneidade e a qualidade da publicação, respeitando, porém, o estilo e a opinião da autora/do autor.