Saberes acadêmicos nas etnografias de saberes locais indisciplináveis: etno-matemática e outras etno-x

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v18id622

Palavras-chave:

Etnografia de saberes, Etnociência, Etnomatemática, Educação fundamental, Antropologia

Resumo

O artigo propõe um debate crítico sobre a separação preconceituosa entre os saberes da academia ou ciência instituída e os saberes locais de populações de diferentes culturas e organizações sociais distantes da sociedade envolvente. A partir da etnografia dos saberes o material registrado deve ser analisado, já na academia, por interação interdisciplinar de pesquisadores de diversas áreas disciplinares. No campo algum pesquisador particular focaliza a partir de certos domínios do conhecimento que lhe interessam ao praticar a etnografia sem, no entanto, projetar seu interesse disciplinar no seu interlocutor. Do interesse por tudo que se associe à matemática, por exemplo, só após a volta do campo faria sentido usar como técnica, um método de análise próprio de alguma etno-x, onde x é uma das disciplinas da academia que no entender particular desse autor poderia, por exemplo, ser a matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcio D'Olne Campos, UNICAMP e Proposta SULear

Doutor em física de sólidos pela Universidade de Montpellier (França). Professor aposentado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UNICAMP.

Referências

BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996 [1938].

BAEZ LANDA, Mariano. SUReando al Norte, migraciones mexico-centroamericanas re-colonizando el Gabacho. In Revista Interdisciplinar SULEAR, Dossiê SULear (especial), ano 2, n. 2, p. 69-83, 2019.

BARTON, Bill. Dando sentido à etnomatemática: etnomatemática fazendo sentido. In RIBEIRO, José Pedro Machado, DOMITE, Maria do Carmo Santos, FERREIRA, Rogério (orgs.). Etnomatemática: papel, valor e significado, São Paulo: Zouk, 2004, p. 39-74.

BLOOR, David. Sociologie de la logique ou les limites de l'épistémologie, Paris: Pandore, 1983.

BLOOR, David. Conhecimento e imaginário social, São Paulo: Unesp, 2009.

CAMPOS, Marcio D’Olne. A cosmologia dos Caiapós. Scientific American (Brasil) Edição Especial – Etnoastronomia, 14: 62-71, 2006. Disponível em <https://www.sulear.com.br/texto11.pdf>. Accesso em 20 jun. 2021.

CAMPOS, Marcio D’Olne; SANZ, Jaqueline. Antropologia Educacional. Vitória (ES): Núcleo de Educação Aberta e à Distância, ne@ad – UFES, 2004. Disponível em <http://sulear.com.br/beta3/wp-content/uploads/2017/04/CAMPOS-MD-fasciculo-Antropologia-e-EAD.pdf>. Acesso em 31 jan. 2020.

CAMPOS, Marcio D’Olne. Etnociência ou etnografia de saberes, técnicas e práticas? In: AMOROZO, Maria Christina de Mello; MING, Lin Chau; PEREIRA DA SILVA, Sandra Maria (eds.), Métodos de coleta e análise de dados em etnobiologia, etnoecologia e disciplinas correlatas, p. 47-92. Rio Claro: UNESP/CNPq. 2002. 204p. Disponível em http://sulear.com.br/texto02.pdf. Acesso em 31 jan. 2020.

CARDONA, Giorgio Raimondo. La Foresta di Piume: Manuale de Etnoscienza. Roma: Laterza, 1985.

CARDOSO DE OLIVEIRA, Roberto. O trabalho do antropólogo. Brasília: Paralelo15; São Paulo: UNESP, 2000.

COLE, Michael; SCRIBNER, Sylvia, Culture and Thought, New York, Wiley, 1974.

D'AMBROSIO, Ubiratan. Como foi gerado o nome Etnomatemática ou Alustapasivistykselitys. In: FANTINATO, Maria Cecília e FREITAS, Adriano Vargas (Orgs). Etnomatemática: concepções, dinâmicas e desafios, Jundiaí - SP, 2018.

D'AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática: arte ou técnica de explicar e conhecer, São Paulo: Ática, 1990.

EVANS-PRITCHARD, Edward. Bruxaria, oráculos e magia entre os Azande. Rio de Janeiro, Zahar, 1978 [1937].

FANTINATO, Maria Cecilia de Castello Branco. A construção de saberes matemáticos entre jovens e adultos do Morro de São Carlos. Revista Brasileira de Educação, Campinas, SP, v. 27, p. 109-124, 2004. Disponível em <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/MATEMATICA/artigo_saberes_matematicos.pdf>. Acesso em 19 ago. 2020.

FREIRE, Paulo; CAMPOS, Marcio D’Olne. Leitura da Palavra… Leitura do Mundo. o correio da UNESCO, v. 19, n.2, p. 4-9, fevereiro 1991. Disponível em https://www.sulear.com.br/texto06.pdf. Acesso em 31 jan. 2020.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981 [1974].

GEERTZ, Clifford. O Saber Local: Novos ensaios em antropologia interpretativa. Petrópolis, Editora Vozes, 1999

GEERTZ, Clifford. Estar lá, Escrever Aqui. Diálogo, São Paulo, v. 22, n. 3, p. 58-63, 1989.

GERDES, P. L'Ethnomathématique comme nouveau domaine de recherche en Afrique: quelques réflexions et expériences du Mozambique. Maputo/Beira, Mozambique: Institut Supérieur de Pédagogie, 1993.

HAMÚ, Denise (Ed.). A Ciência dos Mebêngôkre. Alternativas contra a destruição (catálogo de exposição). Belém: Museu Paraense Emílio Goeldi, 1987. Disponível em <https://sulear.com.br/beta3/wp-content/uploads/2017/04/CAT-Ciencia-dos-Mebengokre-Goeldi-1987.pdf>. Acesso em 31 ago. 2020. Catálogo da exposição.

LANDER, Edgardo (org.), A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latinoamericanas. Colección Sur Sur, CLACSO, Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina. 2005. Disponível em <http://biblioteca.clacso.edu.ar/ar/libros/lander/pt/lander.html>. Acesso em 10 set. 2020.

LEACH, Edmund. Cultura e Comunicação - A Lógica pela Qual os Símbolos Estão Ligados - Uma Introdução ao Uso da Análise Estruturalista em Antropologia Social. Rio de Janeiro, Zahar Editores, 1978 [1976].

LATOUR, Bruno; WOOLGAR, Steve. A Vida de Laboratório: A produção dos fatos científicos, Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1997[1979].

LATOUR, Bruno. "Comment Redistribuer le Gran Partage ? Revue de Synthèse, CIV (110): 203-235,1983.

LATOUR, Bruno. Como redividir a Grande Divisão, MOSAICO - Revista de Ciências Sociais (Sala de Aula), Ano 2, Número 2, v. 1, 1983a.

MARCHON, F. L. Que “tékhne” é esta da “tica” da “etnomatemática”? In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática (XII SBEM), 2016, São Paulo. Anais... São Paulo: SBEM, 2016.

MURDOCH, Jonathan; CLARK, Judy. Sustainable Knowledge. Geoforum, Oxford, v. 25, n. 2, p. 115-132, 1994.

POSEY, Darrell Addison. Introdução: Etnobiologia, teoria e prática. In: RIBEIRO, D. Suma Etnológica Brasileira. Petrópolis: Vozes; FINEP, 1986, cap. l, p. 15-25.

VALLADARES, Licia. Os dez mandamentos da observação participante. Rev. Bras. Ci. Soc., São Paulo, v. 22, n. 63, p. 153-155, fev. 2007. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092007000100012&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 19 ago. 2020.

Publicado

03-09-2021

Métricas


Visualizações do artigo: 182     PDF downloads: 106 PDF (English) downloads: 48 HTML downloads: 0 VISOR downloads: 0 EPUB downloads: 20

Como Citar

CAMPOS, Marcio D’Olne. Saberes acadêmicos nas etnografias de saberes locais indisciplináveis: etno-matemática e outras etno-x. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 18, n. Edição Especial, p. e021039, 2021. DOI: 10.37001/remat25269062v18id622. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/102. Acesso em: 27 abr. 2024.