Labor Comum em uma situação proposta pela Early Álgebra: mobilização de meios semióticos e colaboração humana
DOI:
10.37001/remat25269062v17id461Palavras-chave:
Early Álgebra, Labor Comum, Meios SemióticosResumo
O presente artigo apresenta o recorte de uma investigação a respeito do Labor Comum a partir de uma situação proposta no contexto da Early Álgebra denominada “Quantos telefonemas?”. A pesquisa está fundamentada nos pressupostos teóricos e metodológicos da Teoria da Objetivação (TO), proposta por Luis Radford. A TO se insere enquanto teoria de ensino e aprendizagem de matemática como uma abordagem semiótica com enfoque sociocultural. Os objetivos da pesquisa são os meios semióticos mobilizados na situação e indícios de características do Pensamento Algébrico. A busca por evidências relacionadas ao Labor Comum é analisada com base nas relações dialéticas entre estudantes e pesquisadora e dos diferentes meios semióticos (gestos, artefatos, representações) produzidos por estudantes de 6º ano de uma escola da Rede Pública, situada no Norte do estado do Paraná. Considerando os movimentos dialéticos e a mobilização e produção dos meios semióticos, inferimos que existem indicativos dos processos de objetivação e subjetivação de maneira simultânea enquanto constituintes do Labor Comum, além de uma característica do Pensamento Algébrico.
Downloads
Métricas
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Educação Básica. Brasília: MEC, 2018.
CAMILOTTI, Dirce, GOBARA, Shirley. Formação Continuada de professores de Ciências : Indícios do processo de subjetivação. In: Shirley, GOBARA; Luis, RADFORD. Teoria da Objetivação: Fundamentos e Aplicações para o Ensino de Ciências e Matemática. São Paulo: Livraria da Física, 2020, p.225-246.
CANAVARRO, Ana Paula. O pensamento algébrico na aprendizagem da Matemática nos primeiros anos. Quadrante, v. 16, n. 2, p. 81-118.2007.
CASTILHO, Raquel. O “ encontro” com o mapa : aprendendo a pensar sobre o espaço por meio do sistema semiótico cartográfico. In: Shirley, GOBARA; Luis, RADFORD. Teoria da Objetivação: Fundamentos e Aplicações para o Ensino de Ciências e Matemática. São Paulo: Livraria da Física, 2020,p. 175-197.
D’AMORE, Bruno. Primeiros Elementos de Semiótica sua presença e importância no processo de ensino -aprendizagem da matemática. São Paulo: Livraria da Física, 2015.
GOLDIN, Gerald. Representation in mathematical learning and problem solving. Handbook of International Research in Mathematics Education. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates.2002.
KAPUT, James; CARRAHER, David; BLANTON, Maria. Algebrain the Early Grades. New York: Lawrence E. A., 2008.
KIERAN, Carolyn. The Learning and Teaching of School Algebra. Handbook of Research on Mathematics Teaching and learning. New York: Macmillan.1992.
LINS, Rômulo Campos; GIMENEZ, Joaquim. Perspectivas em Aritmética e Álgebra para o século XXI. Campinas: Papirus,1997.
LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E.D.A. Pesquisa em Educação: Abordagem qualitativas. São Paulo: Editora E.P.U, 2013
MESTRE, Célia. O desenvolvimento do pensamento algébrico de estudantes do 4.º ano de escolaridade: Uma experiência de ensino. Lisboa: Universidade de Lisboa, 2014.p.357.
NCTM. Principles and standards for school mathematics,2008. http://www.nctm.org/standards/
NOGUEIRA, Mayara. Diálogos entre ciências e ficção científica: uma estratégia para discutir ética científica baseada na teoria da objetivação. Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019, 210 f. (Tese doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática).
NOROÑO, Irene et al. Sobre os processos de objetivação de saberes geométricos. Análise de uma experiência de elaboração de simuladores com o GeoGebra. Educación Matemática, v. 32, n. 1, p.99-131, 2020.
RADFORD, Luis. Gestures, speech, and sprouting of signs. Mathematical Thinking and Learning. v. 5, n.3. p. 37-70, 2003.
__________Elementos de una teoría cultural de la objetivación. Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa, v. 9, n. 1, pp. 103-129, 2006.
RADFORD, Luis, SCHUBRING, Gert, SEEGER, Falk. Semiotics in Mathematics Education: Epistemology, History, Classroom, and Culture, Boston: Sense Publishers, 2008.
_________. Introduction: The phenomenological, epistemological, and semiotic components of generalization. PNA, v. 9, n. 3, pp. 129-141, 2015.
_________. A Teoria da Objetivação e seu lugar na pesquisa sociocultural em Educação Matemática. In: Vanessa, MORETTI; Wellington, CEDRO. Educação Matemática e a Teoria Histórico-Cultural: Um olhar sobre as pesquisas. Campinas: Mercado de Letras, 2018. p. 229-261
_________. Aprendizaje desde la perspectiva de la teoría de la objetivación. In: D’AMORE, Bruno; RADFORD, Luis (Orgs.). Enseñanza y aprendizaje de las matemáticas: problemas semióticos, epistemológicos y culturales. Bogotá: Universidad Distrital Francisco José de Caldas, 2017. p. 115-136
_________. Algunos desafíos encontrados en la elaboración de la teoría de la objetivación. PNA, v. 12, n. 2, pp. 61-80, 2018.
_________. Un recorrido a traves de la Teoria de la Objetivación. In: Shirley, GOBARA; Luis, RADFORD. Teoria da Objetivação: Fundamentos e Aplicações para o Ensino de Ciências e Matemática. São Paulo: Livraria da Física, 2020. p.15-42
SANTAELLA, Lúcia. Matrizes da linguagem e pensamento: sonora, visual, verbal: aplicações na hipermídia. São Paulo: Iluminuras-FAPESP, 2005.
VERGEL, Rodolfo. El signo en Vygotsky y su vínculo con el desarrollo de los processos psicológicos superiores. Folios, n. 39, pp. 65-76, 2014.
VERGEL, Rodolfo; GÁRZON, Pedro J. R. Álgebra escolar y pensamiento algebraico: aportes para el trabajo en el aula. Bogotá: Editorial Universidad Distrital Francisco José de Caldas, 2018.
VYGOTSKY, Lev S. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 1984.
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 153 PDF downloads: 72 HTML downloads: 0 VISOR downloads: 0 EPUB downloads: 30
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.