Disciplina Didática da Matemática nos cursos de Licenciatura em Matemática a Distância: o que apresentam os documentos destes cursos

Autores

  • Claudia Witt claudiamariaw@gmail.com
    Universidade Federal do Paraná
  • Maria Lucia Panossian mlpanossian@utfpr.edu.br
    Universidade Tecnológica Federal do Paraná https://orcid.org/0000-0001-5847-4485

DOI:

10.37001/remat25269062v17id506

Palavras-chave:

Didática da Matemática, Licenciatura em Matemática a Distância, Análise documental

Resumo

O estudo aqui apresentado objetivou identificar quais aspectos teóricos, práticos, conteúdos e forma são considerados na disciplina Didática da Matemática nos cursos de Licenciatura em Matemática a Distância. Para alcançá-lo, realizou-se pesquisa documental a partir dos dados obtidos no sítio do Ministério da Educação. Identificou-se a existência de 44 cursos nesta modalidade de ensino, possibilitando a coleta de 19 Planos Pedagógicos de Curso e 26 Matrizes Curriculares. A análise das Matrizes permitiu identificar a disciplina Didática da Matemática em 08 destes cursos e foram coletadas as Ementas da disciplina. A análise realizou-se considerando os pares dialéticos teoria-prática e conteúdo-forma e revelou que a disciplina Didática da Matemática assume enfoque teórico, que a prática adotada pode ser reconhecida pelo movimento no sentido de criar, planejar, realizar, gerir e avaliar situações didáticas para o ensino da matemática, dentre outras. Em relação aos conteúdos programáticos, identifica-se a abordagem de parte dos conhecimentos que a didática da matemática como ciência pode possibilitar. Para desenvolvê-los, adota, de modo geral, forma expositiva nas aulas. Alguns destes cursos pretendem a formação para pesquisador em educação matemática. O estudo revelou a necessidade de fomentar discussões sobre a importância da disciplina para a formação inicial de professores.

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Biografia do Autor

Claudia Witt, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda em Educação em Ciências e em Matemática pela Universidade Federal do Paraná. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática.

Maria Lucia Panossian, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Professora do Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

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Publicado

01-01-2021

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Como Citar

WITT, Claudia; PANOSSIAN, Maria Lucia. Disciplina Didática da Matemática nos cursos de Licenciatura em Matemática a Distância: o que apresentam os documentos destes cursos. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 18, p. e021017, 2021. DOI: 10.37001/remat25269062v17id506. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/122. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos