Narrativas de professoras dos anos iniciais sobre a matemática na sua trajetória formativa e profissional

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v18id541

Palavras-chave:

Formação matemática, Ensino-aprendizagem, Desenvolvimento profissional

Resumo

Esta pesquisa focaliza os processos formativos de quatro professoras de matemática dos anos iniciais da rede de ensino pública e privada de Juiz de Fora, participantes do curso de Especialização em Ensino de Ciências e Matemática nos Anos Iniciais da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Minas Gerais, de 2019 a 2020. Analisam-se os sentidos por elas atribuídos à matemática na sua trajetória formativa e profissional; e identificam-se contribuições e desafios da formação inicial e continuada para práticas de ensino em matemática na educação básica. Os referenciais teóricos ancoram-se nos estudos sobre formação matemática e prática de ensino de professores dos anos iniciais. As professoras compartilharam, em entrevistas narrativas, as aprendizagens da docência na formação continuada e enfatizaram a articulação das vivências nos encontros desse curso com suas práticas ao ensinar matemática. Salientaram as lacunas evidenciadas em sua trajetória formativa: o desafio de entender os conteúdos matemáticos; a carga horária reduzida de Matemática no curso de Pedagogia, voltada aos conteúdos específicos da matriz curricular da escola básica; a ausência de melhor articulação entre os conhecimentos teóricos e práticos na formação inicial. O estudo revelou a importância da formação inicial e continuada para o aprofundamento teórico e prático dos fundamentos da matemática na trajetória formativa e profissional. O grupo participante da pesquisa enfatizou a relevância do entusiasmo e da alegria, que tornam as aulas de matemática mais prazerosas, dinâmicas e desafiadoras.

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Biografia do Autor

Letícia Freitas Fernandes, UFJF, Faculdade de Educação.

Graduada em Pedagogia e Especialista em Ensino de Ciências e Matemática nos Anos Iniciais pela Faculdade de Educação (FacEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Sandra Alves de Oliveira, UFJF, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação.

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Professora do Campus XII/UNEB (Guanambi-BA). Professora do Colégio Municipal Aurelino José de Oliveira (Candiba-BA). Integra os grupos de pesquisas: NEPE/UNEB; GEM/UFSCar; GREPEM/UFJF.

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Publicado

01-01-2021

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Como Citar

FERNANDES, Letícia Freitas; OLIVEIRA, Sandra Alves de. Narrativas de professoras dos anos iniciais sobre a matemática na sua trajetória formativa e profissional. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 18, p. e021028, 2021. DOI: 10.37001/remat25269062v18id541. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/128. Acesso em: 1 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos