Formação inicial de professores de Matemática: um estudo de conceito sobre o Teorema Fundamental da Aritmética

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v18

Palavras-chave:

Teorema Fundamental da Aritmética, Estudo de Conceito, Formação Inicial de Professores

Resumo

O presente artigo tem como foco a abordagem do Teorema Fundamental da Aritmética na formação inicial de professores de matemática numa universidade pública do Rio de Janeiro. Trata-se de um estudo de caso, que se baseia no modelo de estudo de conceito (concept study). Segundo esse modelo, os professores compartilham de forma colaborativa experiências e conhecimentos com o objetivo de questionar e reconstruir seus próprios conhecimentos sobre os conceitos matemáticos e seu ensino. Realizamos o estudo de conceito em quatro oficinas que precederam o início das aulas de uma disciplina dedicada à Teoria Elementar dos Números e os estudantes matriculados foram os sujeitos desta pesquisa. Entre os resultados, destacamos o entendimento dos licenciandos sobre os conceitos de: múltiplo e fator e suas propriedades, critérios de divisibilidade, números primos e decomposição em fatores primos. Ao final, eles passaram a considerar as propriedades advindas dos conceitos de múltiplo e fator para justificar os critérios de divisibilidade e a fazer uso da decomposição em fatores primos para simplificar cálculos. Refletindo sobre o ensino, concluíram que o fato de decompor um número em fatores primos não é uma garantia de que os estudantes da Educação Básica façam uso dessa decomposição para obter os seus fatores, simplificar cálculos, encontrar o m.m.c. ou o m.d.c. entre números. A fim de se garantir a atuação consciente e não mecanizada dos estudantes nessas ações, há que se desenvolver um trabalho em sala de aula que explore progressivamente as estruturas multiplicativas, isto é, a multiplicação de números naturais, suas propriedades e representações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

gabriela dos santos barbosa, UNIIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Professora do Programa de Mestrado em Educação, Comunicação e Cultura em Periferias Urbanas

Professora do Mestrado Profissional PROFMAT da UERJ

Professora e coordenadora do curso de licenciatura em matemática da FEBF

Referências

BARBOSA, G. S. O teorema fundamental da aritmética: jogos e problemas com alunos do sexto ano do ensino fundamental.2008. Tese de Doutorado. São Paulo: PUC/SP/Educação Matemática, 2008.

BRITO, A. J.; ALVES, F. T. O. Profissionalização e saberes docentes: análise de uma experiência em formação inicial de professores de Matemática. In: NACARATO, A. M.; PAIVA, M. A. V. (Org.). A formação do professor que ensina Matemática: perspectivas e pesquisas. 3. ed. p. 27-42. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

CAMPBELL, S. Coming to terms with division: Preservice teachers’ understanding, in Learning and Teaching Number Theory, Ed. Campbell & Zazkis, Ablex Publishing, Westport, 2002.

COELHO, S. MACHADO, S. MARANHÃO, C. Como é utilizado o Teorema Fundamental da Aritmética por atores do Ensino Fundamental? Cd-rom, SBEM, 2005.

DAVIS, B. Concept Studies: Designing settings for teacher’s disciplinary knowledge. Proceedings of the 34th Annual Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, pp. 63-78. Minas Gerais: PME, 2010.

DAVIS, B., & RENERT, M. The Math Teachers Know – Profound understanding of Emergent Mathematics. New York: Routledge, 2014.

LINS, R. C.; GIMENEZ, J. Perspectivas em aritmética e álgebra para o século XXI. Campinas: Papirus, 1997.

NACARATO, A. M.; MENGALI, B. L. S.; PASSOS, C. L. B. A Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprender. 2. ed. – Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

RAMOS, M. N. A educação profissional pela Pedagogia das Competências: para além da superfície dos documentos oficiais. Educação & Sociedade, Campinas, v. 23, n. 80, p. 405-427, 2002.

RANGEL, L., GIRALDO, V., & MACULAN, N. Conhecimento De Matemática Para O Ensino: Um Estudo Colaborativo Sobre Números Racionais. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, 8, p. 42-70, 2015.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. (17a ed.) Petrópolis: Vozes, 2014.

TEPPO, A. R. Integrating content in classroom Mathematics. In: CAMPBELL, S.; ZAZKIZ, R. (Org.). Learning and teaching number theory, p. 117-130. Westport: Ablex Publishing, 2002.

Publicado

01-01-2021

Métricas


Visualizações do artigo: 43     PDF downloads: 16 HTML downloads: 0 VISOR downloads: 0 EPUB downloads: 10

Como Citar

BARBOSA, gabriela dos santos. Formação inicial de professores de Matemática: um estudo de conceito sobre o Teorema Fundamental da Aritmética . Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 18, p. e021030, 2021. DOI: 10.37001/remat25269062v18. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/146. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Ensino de Matemática, diversas possibilidades