Contributos da Didática Profissional na formação de professores: um estudo sobre conjuntos numéricos
Palavras-chave:
Didática Profissional, Formação Profissional, AxiomasResumo
No Brasil quando pretende-se investigar sobre o ensino e aprendizagem no campo da Matemática, existe uma forte herança francesa advinda da Didática da Matemática. Todavia, quando surge a preocupação em analisar a atividade e a competência do professor de Matemática, a Didática da Matemática não desenvolve tais premissas. No entanto, uma vertente francesa da década de 90 tida como Didática Profissional ajuda a compreender essa lacuna. Por esse viés, esse trabalho procurou como referência a Didática Profissional juntamente com a Didática da Matemática para investigar um cenário novo no que se refere a competência e habilidade do professor de Matemática, voltada para um sistema de ensino. Portanto, o objetivo desse trabalho se encontra em aderir os elementos da Didática Profissional para categorizar a concepção dos professores em formação continuada e formação inicial a respeito dos conjuntos numéricos, a partir de uma entrevista semiestruturada. Para tal finalidade, os dados oriundos obtidos mostraram como as categorias dos professores se enquadram nos termos investigativos da Didática Profissional. Dessa forma, o presente trabalho aponta um desenvolvimento acerca da aprendizagem do professor a partir do trabalho.
Downloads
Métricas
Referências
ALVES, F. R. V. Didactique des Mathématique (DM) et la Didactique Professionnelle (DP): Une Proposition de Complementarité et la Formation Des Enseignants au Brésil. Imagens da Educação. v. 8, n. 03, pp. 01-17, 2018.
ALVES, F. R. JUCÁ, S. C. O. Trabalho e Competência do Professor de Matemática: Um ponto de vista a partir da Didática Profissional (DP). Revista Multidisciplinar em Educação. v. 6, n. 13, 2019.
ALVES, F. R. V. A. A vertente francesa de estudos da Didática profissional: Implicações para a atividade do professor de Matemática. Vidya, v. 39, n. 1, pp. 233-254, 2019a.
ALVES, F. R. V. A. Didactique des mathématiques et la didactique professionnelles: une proposition de complementarité et la formation des enseignants au Brésil. Revista Acta Scientarum Education, v. 41, n. 1, pp. 1 – 12, 2019b.
ALVES, F. R. V. CATARINO, P. M. M. C. Situação Didática Profissional: um exemplo de aplicação da Didática Profissional para a pesquisa objetivando a atividade do professor de Matemática no Brasil. Indagatio Didactica. v. 11, n. 1, pp. 103-129, 2019.
BARONI, R. L; TEXEIRA, M. V; NOBRE, S. R. A. A investigação Científica em História da Matemática e suas Relações com o programa de Pós-graduação em Educação Matemática. In; Bicudo, M. A. V, M. C (Orgs.) Educação Matemática: pesquisa em movimento. São Paulo: Cortez, 2004. P. 164-185.
BAUDOUIN, Jean. M. (1999). La competénce et le théme de l´acitivité: vers une nouvelle conceptualization didactique de la formation. Raison éducative. 2(2), 149 – 168.
BROUSSEAU, G. Fondements et Méthodes de la Didactique des Mathématiques. Recherches em Didactique des Mathématiques, Grenoble, v.7, n. 2, pp.33-116, 1986.
CARLOMAGNO, M. C. ROCHA, L. C. Como criar e classificar categorias para fazer a análise de conteúdo: uma questão metodológica. Revista Eletrônica de Ciência e Política, v. 7, n 1, pp.173-189, 2016.
CHEVALLARD, Y. (2009). La notion d´ingénierie didactique, un concept à refonder. Questionnement et élémentos de réponses à partir de la TAD. In: Margolinas et all.(org.) : Enamont et en aval des ingénieries didactiques, XVª École d´Été de Didactique desMathématiques – Clermont-Ferrand (Puy-de-Dôme). Recherches em Didactique des Mathématiques. Grenoble: La Pensée Sauvage, 1, 81-108.
FERREIRA, J. A construção dos Números. 3. ed. São Paulo: SBM, 2013.
FISCHBEIN, E. Intuition in Science and mathematics: an educational approach. Netherlands: D. Reidel Public, Mathematics Educational Library, 1987.
GUÉRIN, F. et al. Compreender o trabalho para transformá-lo: a prática da ergonomia. São Paulo: Edgard Blücher, 2001.
LEPLAT, J. (1997), Regards sur l’activité en situation de travail. Contribution à la psychologie ergonomique, Paris, Presses universitaires de France.
LEPLAT, J. Aspectos da complexidade em ergonomia. In DANIELLOU, F. A Ergonomia em busca de seus princípios. São Paulo: Blucher, 2004.
LEPLAT, J. Gestos na Atividade no Local de Trabalho. Perspectivas Interdisciplinares sobre Trabalho e Saúde. v. 15, n. 01. 2013.
LIMA, E. L.; CARVALHO, P. C. P.; WAGNER, E.; MORGADO, A. C. A Matemática do Ensino Médio. Rio de Janeiro: SBM, 2006. v. 01.
MANZINI, E. J. A entrevista na pesquisa social. Didática, São Paulo, v. 26/27, p. 149-158, 1990/1991.
MARCONI, M. De A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2007.
MAYEN, P. Les situations professionelles: um point de vue de didactique professionnele. Revue Phronesis, v. 01, n. 01, p. 59-67, 2012.
MOREIRA, P. C.; DAVID, M. M. M. S. A Formação Matemática do Professor: licenciatura e prática docente escolar. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
NASCIMENTO, M. C. O método axiomatico em ciências. Departamento de Matemática - Unesp/Bauru, 2006.
OCHANINE, D. (1981). L’image opérative, Paris: recueil de textes, doc ronéo,
Laboratoire de Psychologie du Travail.
PASQUINI, R. C. G. Um tratamento para os números reais via medição de segmentos: uma proposta, uma investigação. Tese (Doutorado) — Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2007.
PASTRÉ, P. Le rôle des schèmes et des concepts dans la formation des compétences. Performances Humaines et Techniques, n. 71, p. 21-28, 1994.
PASTRÉ, P. L’ analyse du travail em Didactique Professionelle. Acta Rencontre Analyse du travail et Didatique Professionnelles, CAFOC de Nantes. 1-17, 2001.
PASTRÉ, P. L’ analyse du travail em Didactique Professionelle. Revue Française de Pédagogie, v. 03, n. 139, p. 9-17, 2002.
PASTRÉ, P. Les compétence profissionnelles et leur développement, pp. 213-231, 2004. In: Faizon, P. Ergonomie. Paris: PUF.
PASTRÉ, P; MAYEN, P; VERGNAUD, G. La didactique professionnelle. Revue française de pédagogie. n. 154, pp. 145-196, 2006.
PASTRÉ, P. Analyse du travail et formation. In: Fabre, M. Apprentissage et développement: aprendre, se former et agir. Recherche em Education, n 04, October. 23-29, 2007.
PASTRÉ, P. (2008). Apprentissage et activité. In Y. Lenoir et P. Pastré (Dir.), Didactique professionnelle et didactiques disciplinaires en débat (pp. 53-79). Toulouse: Ed. Octares.
PASTRÉ, P. La Didactique Professionelle. Education, Sciences & Society, v. 2, n. 1, pp. 83 – 95, 2011.
PIAGET, J. Epistemologia Genética. Tradução: Álvaro Cabral. 3ª ed. Martins Fontes: São Paulo, 2007.
SCHNEEBERGER, P. Types de travaux personneles encadrés, postures d’enseignants et structuration. Révue ASTER, v. 3, n. 39, pp. 39-59, 2005.
SOARES, E. F.; FERREIRA, M. C. C.; MOREIRA, P. C. Números reais: concepções dos licenciandos e formação matemática na licenciatura. Zetetiké, Campinas, v. 7, n. 12, p. 95–117, 1999.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
VERGNAUD, G. La théorie des champs conceptuels. Recherches en Didactique des Mathématiques, Grenoble, v. 10, n. 23, p. 133-170, 1990.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 218 PDF downloads: 113
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.