O professor que desenvolve Modelagem Matemática: uma compreensão filosófica e epistemológica
DOI:
10.37001/remat25269062v20id756Palavras-chave:
Epistemologia, Filosofia da Educação Matemática, Formação de professoresResumo
Este artigo interroga quem é o professor, em sentido filosófico-epistemológico, que desenvolve Modelagem Matemática na Educação Matemática. Ao contrário do que se possa pensar, não buscamos por perfis específicos, superficiais, mas investigar a fundo, os aspectos que constituam o pronome quem, o qual remete, numa acepção primária, à que pessoa. Assim, discutir esses aspectos requer admitir algumas dimensões de sua constituição como o contexto formativo, profissional, sociocultural, histórico e epistemológico deste que desenvolve Modelagem Matemática na Educação Matemática. Aquilo que é por nós interrogado, pode assim ser redigido: Quem é este “quem” que desenvolve Modelagem Matemática na Educação Matemática? Aqui, especificamente, buscamos refletir sobre as diferentes dimensões filosóficas envolvidas, na escolha da pessoa que desenvolve Modelagem. Para tanto, perquirimos leituras que lançam luzes sobre os diferentes modos de compreender este “quem” e seus diferentes modos de se mostrar. As principais variantes discutidas neste artigo esclarecem a possibilidade de ver o professor como sujeito, indivíduo, pessoa e cidadão. Desta abertura, podemos afirmar que a argumentação aqui realizada fomentará discussões na formação inicial e continuada de professores de Matemática e poderá contribuir para a compreensão de aspectos relevantes na elaboração de propostas, modelos e/ou programas de formação do professor de Matemática.
Downloads
Métricas
Referências
ABBAGNANO, N. Dicionário de Filosofia. 5ª edição. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
ALMEIDA, L. M. W; SILVA, K. P.; VERTUAN, R. E. Modelagem matemática na
educação básica. São Paulo: Contexto, 2012.
ALES BELLO, A. Pessoa e comunidade: Comentários: Psicologia e Ciências. Tradução: Miguel Mahoud, Ir. Jacinta Turolo Garcia. Belo Horizonte: Ed. Artesã, 2015.
ALFIERI, F. Pessoa Humana e Singularidade em Edith Stein: uma nova fundação da antropologia filosófica. Org e tradução de Clio Tricarico. 1 ed. São Paulo: Perspectivas, 2014.
BASSANEZI, R. C. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática. São
Paulo: Contexto, 2002.
BICUDO, M. A. V. A. Educação Matemática. 2 ed. São Paulo: Centauro, 2005.
BICUDO, M. A. V. Filosofia da Educação Matemática segundo uma perspectiva fenomenológica. In: Filosofia da Educação Matemática: fenomenologia, concepções, possibilidades didático-pedagógicas. São Paulo: Unesp, 2010. p. 23-47.
BICUDO, M. A. V. A. Pesquisa qualitativa: segundo a visão fenomenológica. São Paulo: Cortez, 2011.
BICUDO, M. A. V.; CAPPELLETTI. I. F. (Org.). Fenomenologia: uma visão abrangente da Educação. 1ed.São Paulo: Olho d'Água, 1999.
BIEMBENGUT, M. S. Modelagem e Implicações no ensino e aprendizagem.
Blumenau: FURB. 1999.
BRANDT, C. F; BURAK, D; KLÜBER, T. E. Modelagem Matemática: perspectivas, experiências, reflexões e teorizações. 2 ed. Ver. Amp. Ponta Grossa, Editora UEPG, 2016, p. 17- 40.
BURAK, D. Modelagem Matemática: uma alternativa para o ensino de matemática na 5ª série. 1987. 188f.Dissertação (Mestrado em Educação Matemática), UNESP, Rio Claro.
BURAK, D. Modelagem matemática: ações e interações no processo de ensino
aprendizagem. Campinas. 1992. 460f. Tese (Doutorado em Educação) – UNICAMP,
Campinas.
BURAK, D. Critérios Norteadores para a adoção da Modelagem Matemática no
Ensino Fundamental e Secundário. Zetetiké, Campinas, v. 2, n. 2, p. 47- 60, mar.
BURAK, D. Modelagem Matemática e a Sala de Aula. In: I EPMEM - ENCONTRO
PARANAENSE DA MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 1. 2004,
Londrina. Anais... Londrina: UEL, 2004, p. 1-10.
BURAK, D. Modelagem Matemática: experiências vividas. Anacleta, Guarapuava, v.
, n. 2, p. 33-48, jul/dez. 2005.
BURAK, D. Modelagem Matemática sob um olhar de Educação Matemática e suas
implicações para a construção do conhecimento matemático em sala de aula. Modelagem na Educação Matemática: Blumenau, v. 1, n. 1, p. 10-27, 2010.
BURAK, D. Uma perspectiva de Modelagem Matemática para o Ensino e a Aprendizagem da Matemática. In: BRANDT, C. F; BURAK, D; KLÜBER, T. E. Modelagem Matemática: perspectivas, experiências, reflexões e teorizações. 2 ed. Ver. Amp. Ponta Grossa, Editora UEPG, 2016, p. 17- 40.
BURAK, D.; KLUBER, T. E. Educação Matemática: contribuições para a compreensão da sua natureza. Acta Scientiae, Canoas, v. 10, n. 2, jul./dez. 2008.
BOMBASSARO, Luiz Carlos. As Fronteiras da Epistemologia. Petrópolis, RJ: Vozes, 1992.
CARARO, E. F. F. Sobre o sujeito que desenvolve modelagem matemática. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 24. Anais... XXIV Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação: "Epistemologia da Pesquisa em Educação Matemática: Metodologias e Tecnologias. Cascavel (PR):UNIOESTE, 2020, p. 1-12. Disponível em: <http://eventos.sbem.com.br/index.php/EBRAPEM/index/pages/view/anais2020>. Acesso em: 11 de maio de 2021.
CHAUÍ, M. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 2000, p. 172 -190.
HEIDEGGER, M. Ser e Tempo. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2015.
HERMANN, N. Hermenêutica e Educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
HESSEN J. Teoria do conhecimento. Trad. de João Vergílio Gallerani Cuter. Martins Fontes. São Paulo, 2000, p. 116.
HESSEN J. Teoria do conhecimento. Trad. de Antonio Correia. 7 ed. Arménio Amado. Coímbra. 1980.
PALMER, R. E. Hermenêutica. Lisboa – Portugal: Edições 70, 2008.
JAPIASSÚ, H; MARCONDES, D. Dicionário Básico de Filosofia. 4. Ed. Atual. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. Ed., 2006.
KLÜBER, T. E. Formação de professores em Modelagem Matemática na Educação Matemática brasileira: questões emergentes. Educere et Educare, Cascavel, v. 12, n. 24, p. 1-11, jan./abr. 2017.
MAHFOUD, M; MASSIMI, M. Org. Edith Stein e a psicologia: teoria e pesquisa. 1ª Ed. Belo Horizonte: Artesã Editora, 2013. 472p.
STEIN, E. Ser Finito e Ser Eterno. Tradução de Zaíra Célia Crepaldi. 1 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2019. Clássicos da filosofia, 4.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 263 PDF downloads: 208
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.