A importância das concepções acerca da formação e prática docente por professores que ensinam matemática
DOI:
10.37001/remat25269062v20id778Palavras-chave:
Concepções, Professores que ensinam Matemática, CrençasResumo
O presente trabalho tem por objetivo geral contribuir para a compreensão das concepções sobre formação e prática docente por professores que ensinam Matemática (licenciados em Matemática e em Pedagogia) como subsídio para discussões ao campo da Educação Matemática. Para tanto, elenca-se os seguintes objetivos específicos: (i) a compreensão de concepção e crença (ii) o que as pesquisas sobre a concepção de professores que ensinam Matemática revelam e (iii) como a compreensão da concepção de professores que ensinam Matemática sobre sua formação e prática docente podem oferecer subsídios para futuras discussões para o campo de pesquisa. De abordagem qualitativa e por meio de Análise do Conteúdo, busca-se alcançar os objetivos previstos. A partir do referencial teórico, apresenta-se como resultado a relevância em se compreender como pensam e em que acreditam os professores que ensinam Matemática e a possibilidade em se propor reflexões relacionadas ao que se ensina, como se ensina e a quem se ensina. Conhecer suas concepções permite entender de que maneira elas interferem no ensino e aprendizagem dos alunos, bem como possibilita trabalhar com o professor um (re)pensar sobre sua prática. Assim sendo, o estudo das concepções torna-se imprescindível a todos que, direta ou indiretamente, estão ligados ao processo de ensino e aprendizagem da Matemática. Nesse contexto, examinar as concepções de professores é buscar seus entendimentos nessa relação de ensino e aprendizagem matemática com vistas a propor ações que garantam uma prática mais eficiente do ponto de vista dos conhecimentos e saberes relacionados à Matemática e seu ensino.
Downloads
Métricas
Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Edição revista e ampliada. São Paulo: Edições 70 Brasil, [1977]. 2016.
BISCONSINI, V. R.; PAVANELLO, R. M. Concepções de matemática do aluno concluinte do ensino médio: considerações iniciais. In: VIII Encontro Nacional de Educação Matemática. Anais do VIII ENEM – Encontro Nacional de Educação Matemática, 2004. Disponível em: http://www.sbem.com.br/files/viii/pdf/03/PO41405021934.pdf. Acesso em: 16 jun. 2022.
CARNEIRO, R. F.; PASSOS, C. L. B. Concepções de Matemática de Alunas-Professoras dos Anos Iniciais. Educação&Realidade. v. 39, p.1113-1133, out/dez. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/N5QYhMfn9B398vYSspYXrVK/?format=pdf&lang=pt.
CURI, E.; MARTINS, P. B. As Concepções, crenças e mitos evidenciados por um grupo de professores do ciclo interdisciplinar da rede municipal da cidade de São Paulo. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática. v. 1, p.1-24, ago. 2020. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/109.
CURY, H. N. Concepções e crenças dos professores de matemática: pesquisas realizadas e significado dos termos utilizados. Bolema. v.12, p.29-43, set. 1999. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10640.
GÓMEZ-CHACÓN, I. M. Matemática emocional. Porto Alegre: Artmed, 2003.
GROSSMAN, P. L; WILSON, S. M; SHULMAN, L. S. Profesores de sustância: el conocimiento de la matéria para la enseñanza. Profesorado. Revista de currículum y formación del profesorado. v.2, p.1-25, mar. 2005. Disponível em: https://www.ugr.es/~recfpro/rev92ART2.pdf.
MARTINS, R.L. Concepções sobre a matemática e seu ensino na perspectiva de professores que ensinam matemática em licenciaturas de Alagoas. 2012. 139p. Dissertação (Mestrado acadêmico em Educação Profissional e Tecnológica). Universidade Federal de Pernambuco, (UFPE), Recife.
OLIVEIRA, K.R.R de. A formação inicial de professores que ensinam Matemática no Ensino Fundamental: desafios e possibilidades para a atuação de licenciados em Pedagogia e Matemática. 2021. 267p. Dissertação (Mestrado acadêmico em Educação). Universidade Estadual Paulista, (Unesp), Presidente Prudente.
PONTE, J. P. Concepções dos professores de Matemática e processos de formação. In: PONTE, J. P. (org.). Educação matemática: temas de investigação. p.185-239, 1992. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/2985/1/92-Ponte%20(Concep%C3%A7%C3%B5es).pdf. Acesso em: 12 mai. 2022.
SULEIMAN, A. R. Concepções dos professores em relação à matemática, a seu ensino e às dificuldades dos alunos. Revista Acta Scientiae, v. 18, p. 371-397. 2016. Disponível em: http://funes.uniandes.edu.co/28308/1/Suleiman2016Concepcoes.pdf.
THOMPSON, A. G. (1992). Teachers’ Beliefs and conceptions: a synthesis of the research. In: Grouws, D. A. (Org.). Handbook of Research on Mathematics Teaching and Learning. v.3, p. 127-146, abr. 1992.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 373 PDF downloads: 143
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.