As influências de Malba Tahan para a Educação Matemática: o legado de um educador à frente de seu tempo

Autores

  • Aldiléia da Silva Souza aldileiasilva.rr@hotmail.com
    Universidade de Brasília
  • Geraldo Eustáquio Moreira geust2007@gmail.com
    Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Malba Tahan, Júlio César de Melo e Souza, Educação Matemática, Ensino e aprendizagem, Matemática

Resumo

O presente artigo busca discutir e trazer à tona a importância de Júlio César de Melo e Souza, cujo pseudônimo é Malba Tahan, para o cenário do ensino e aprendizagem da Matemática na atualidade. De forma mais restrita, o texto apresenta as influências de Malba Tahan para o fortalecimento e aprimoramento da Educação Matemática. Os principais elementos constituidores do artigo trazem uma breve história de sua vida, do seu nascimento ao reconhecimento mundial. De seguida, elegemos as seis principais obras do autor, propiciando ao leitor conhecimentos mínimos das temáticas por ele abordadas, o que pode ser rico instrumento de motivação para o ensino e aprendizagem de Matemática, além de enfatizarmos suas ideias e formas de atuação pedagógica. Também foi discutida a atualidade de suas obras e contribuições para o desenvolvimento do gosto pela Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Aldiléia da Silva Souza, Universidade de Brasília

Doutoranda em Educação pela Universidade de Brasília – UnB, na linha de pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática; Mestre em Ensino de Ciências Exatas, pela Universidade do Vale do Taquari – UNIVATES; licenciada em Pedagogia

Geraldo Eustáquio Moreira, Universidade de Brasília

Possui Doutorado em Educação Matemática, pela PUCSP (2012), com Estágio Doutoral na Universidade do Minho (Portugal); Mestrado em Educação, pela UCB (2005); Pós-Graduação em de Ensino da Matemática, pela UNICLAR (2000); Licenciatura em Ciências, pela UEG (1996); Licenciatura em Matemática, pela UNOESTE/SP (1999) e Licenciatura em Pedagogia, pelo Instituto Superior Fátima/DF (2013).

É Professor Adjunto da Universidade de Brasília - UnB/FUP, atuando, principalmente, nas Licenciaturas e é Professor/Pesquisador da Pós-Graduação, níveis Mestrado e Doutorado, dos Programas de Educação (PPGE) e Gestão Pública (PPGP), onde desenvolve pesquisas relacionadas à Educação Matemática; à Matemática; à Educação; ao financiamento da gestão de instituições de ensino públicas; ao orçamento e gestão de fundos para a Educação e Modelagem Matemática para a gestão de instituições públicas. 

Referências

CASTRO, A. S. de; SOUZA, G. M. C. Contos e encantos na literatura de Malba Tahan no Ensino Fundamental. Revista Aleph Infâncias, ano V, n. 16, novembro, 2011.

D’AMBRÓSIO, U. Educação Matemática: da teoria à prática. Campinas, SP: Papirus, 1996.

________. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

FARIA, J. C. de. A prática educativa de Júlio César de Mello e Souza Malba Tahan: um olhar a partir da concepção de interdisciplinaridade de Ivani Fazenda. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2004. Disponível em http://www.malbatahan.com.br/artigos/dissertacao_juracycfaria.pdf Acesso em 18 de novembro de 2017.

FILHO, M. G. S.; SILVA DA SILVA, C. M. História da Matemática em Malba Tahan. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, 4, 2001, Rio Claro. Anais... Rio Claro, 2001.

GIONGO, I. M. Etnomatemática e Práticas da Produção de Calçados. In: KNIJNIK, Gelsa; WANDERER, Fernanda; OLIVEIRA, C. J. de. Currículo e Formação de Professores. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2010.

LACAZ, T. M. V. S; FARIA DE OLIVEIRA, J. C. Uma Proposta de Ensino de Matemática, Pesquisa e Extensão na Formação Inicial e Continuada de Educadores do Vale do Paraíba. Educação Matemática em Revista, São Paulo, ano 13, n.23, p.43-55, dez. 2007.

LEITE, A. R. I. P. Educação Infantil e Educação Matemática: imaginário e possibilidades da infância. POIÉSIS, Tubarão, Volume Especial, p. 121-135, Jan/Jun 2014.

LORENZATO, S. Malba Tahan, um precursor. Educação Matemática em Revista, São Paulo, ano11, n. 16, p. 63-66, maio 2004.

LORENZATO, S. Um (re)encontro com Malba Tahan. Zetetiké, Campinas, ano 3; n. 4, p. 95-102, nov. 1995.

MOREIRA, G. E.; MANRIQUE, A. L. Challenges in Inclusive Mathematics Education: Representations by Professionals Who Teach Mathematics to Students with Disabilities. Creative Education, 5, 470-483, 2014.

MOREIRA, G. E. Resolvendo problemas com alunos com Transtornos Globais do Desenvolvimento: desafios e conquistas. Educação Matemática em Revista-RS, v. 01, n. 15, 2014. pp. 38-48.

________. A Educação Matemática Inclusiva no contexto da Pátria Educadora e do novo PNE: reflexões no âmbito do GD7. Educação Matemática em Pesquisa. São Paulo, v. 17, n. 3, 2016a. pp. 1-10.

________. O ensino de Matemática para alunos surdos: dentro e fora do texto em contexto. Educação Matemática em Pesquisa. Vol. 18, n. 2. São Paulo, 2016b. pp. 741-757.

OLIVEIRA, C. C. de. A sombra do arco – irís: um estudo mitocrítico do discurso pedagógico de Malba tahan. Tese (Doutorado em Educação), Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

PIRES, C.C. Educação Matemática na Educação Básica: uma análise das experiências brasileiras. In CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, V. 2005. Actas. Lisboa: APM, 2005.

RODRIGUES, N. I. Matemática, Educação Infantil, Jogos e Linguagem: um estudo etnomatemático. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas), Centro Universitário UNIVATES, Lajeado, 2010.

SANTOS, M. C. Pedagogia de Malba Tahan na formação de professores e no ensino – aprendizagem de Matemática. Dissertação (Mestrado Profissional em Projetos Educacionais de Ciências), Universidade de São Paulo, Lorena, 2017. Disponível em file:///C:/Users/Usuario/Downloads/PED16009_C%20(4).pdf. Acesso em 19 de outubro de 2017.

WANDERER, F. Educação de Jovens e Adultos, Produtos da Mídia e Etnomatemática. In: KNIJNIK, Gelsa; WANDERER, Fernanda; OLIVEIRA, C. J. de. Currículo e Formação de Professores. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2010.

TAHAN, M. O mundo precisa de ti, professor. Rio de Janeiro: Vecchi, 1967.

________. Didática da Matemática. Vol. II. São Paulo, Editora Saraiva, 1962.

________. A arte de ler e contar histórias. 2. ed. Rio de Janeiro: Conquista, 1961.

Downloads

Publicado

01-05-2018

Métricas


Visualizações do artigo: 169     PDF downloads: 35

Como Citar

SOUZA, Aldiléia da Silva; MOREIRA, Geraldo Eustáquio. As influências de Malba Tahan para a Educação Matemática: o legado de um educador à frente de seu tempo. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 15, n. 19, p. 294–309, 2018. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/265. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

A contribuição de Malba Tahan para a Educação Matemática: a atualidade das lições do mestre