Pisa 2012 e Avaliação em Educação Matemática: análise dos itens públicos da subárea Mudanças e relações

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v19id635

Palavras-chave:

Pisa, Matemática, Avaliação em larga esca, Mudanças e Relações

Resumo

O texto apresenta os resultados de uma análise dos itens públicos de Matemática do Pisa 2012 em relação aos conteúdos e habilidades requeridos. Especificamente, por meio de uma pesquisa documental, analisa três itens da subárea Mudanças e Relações. A escolha por essa subárea decorre do fato de a subescala de proficiência apresentar alta concentração de estudantes nos níveis mais baixos. A discussão em tela é parte de uma pesquisa mais ampla que visa compreender os resultados do Pisa em Matemática e é guiada por meio de diferentes abordagens metodológicas. Os resultados obtidos revelam sintonia estreita entre as propostas do Pisa e da BNCC para a área da Matemática. Chama a atenção que metade dos itens públicos da subárea Mudanças e relações estão centrados em propostas que envolvem a aplicação de fórmulas e expressões. Tais resultados podem embasar outros questionamentos e investigações sobre relações entre currículo e avaliação em Educação Matemática.

 

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Biografia do Autor

Maria Isabel Ramalho Ortigão, Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, 2005). Professora Titular do Departamento de Estudos Aplicados ao Ensino, da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Carlos Augusto Aguilar Júnior, Universidade Federal Fluminense – UFF

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professor do Quadro Permanente da Universidade Federal Fluminense, lotado no Colégio Universitário Geraldo Reis - COLUNI/UFF e professor externo/convidado do Programa de Pós-Graduação Lato-Sensu em Educação e Diversidade do campus Paracambi do IFRJ (IFRJ-CPar).

Geraldo Eustáquio Moreira, Universidade de Brasília – UnB

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP, 2012). Professor da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília – UnB, Brasília, Brasil. 

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Publicado

10-06-2022

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Como Citar

ORTIGÃO, Maria Isabel Ramalho; AGUILAR JÚNIOR, Carlos Augusto; MOREIRA, Geraldo Eustáquio. Pisa 2012 e Avaliação em Educação Matemática: análise dos itens públicos da subárea Mudanças e relações . Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 19, n. Edição Especial, p. e022035, 2022. DOI: 10.37001/remat25269062v19id635. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/56. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Práticas e Histórias de aulas de Matemática