A Didática de Malba Tahan: alunos como solucionadores criativos de problemas
Palavras-chave:
Resolução de problemas, Educação Matemática, criatividade, Malba TahanResumo
Apresentamos neste trabalho o relato de uma experiência vivenciada com alunos do 8º ano, numa escola pública municipal da cidade de São Paulo/SP, cujo enfoque foi desenvolver a criatividade e o protagonismo através da resolução de problemas, apoiados na didática de Malba Tahan. No desenvolvimento das atividades refletimos sobre o papel da metodologia utilizada pelo autor bem como sua contribuição para a Educação Matemática, considerando o processo ensino aprendizagem de maneira mais integradora e significativa.
Downloads
Métricas
Referências
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC; SEF, 1998.
LORENZATO, Sérgio. Laboratório de ensino de matemática e materiais didáticos manipuláveis. In: LORENZATO, Sérgio (org.). O Laboratório de ensino de matemática na formação de professores. Campinas: Autores Associados, 2006.
LORENZATO, Sérgio. Malba Tahan, um Precursor. Educação Matemática em Revista, n. 16, maio, p. 63-66, 2004.
LORENZATO, Sérgio. Um (re)encontro com Malba Tahan. Zetetiké – FE/CEMPEM/ UNICAMP, Campinas, SP, ano 3, n. 4, p. 95-102, 1995.
SCOPEL, Alexandro José Correia. Contribuições didáticas de Malba Tahan para o ensino de Matemática. 2010. Tese de Doutorado. Dissertação (Mestrado)–Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte.
TAHAN, MALBA. As maravilhas da Matemática. 2 ed. Rio de Janeiro: Bloch, 1973.
TAHAN, MALBA. Didática da Matemática. v.1, 3. ed. São Paulo: Saraiva, 1967.
TAHAN, MALBA. Didática da Matemática. v.2, 2. ed. São Paulo: Saraiva, 1965.
TAHAN, MALBA. Matemática Divertida e curiosa. 15ed. Rio de Janeiro: Record, 2001.
TAHAN, MALBA. O homem que calculava. 80. ed. Rio de Janeiro: Record, 2011.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 151 PDF downloads: 57
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.