A Didática de Malba Tahan: alunos como solucionadores criativos de problemas

Authors

  • Isaura Aparecida Torse de Almeida maeiata@gmail.com
    EMEFM GUIOMAR CABRAL

Keywords:

Resolução de problemas, Educação Matemática, criatividade, Malba Tahan

Abstract

Apresentamos neste trabalho o relato de uma experiência vivenciada com alunos do 8º ano, numa escola pública municipal da cidade de São Paulo/SP, cujo enfoque foi desenvolver a criatividade e o protagonismo através da resolução de problemas, apoiados na didática de Malba Tahan. No desenvolvimento das atividades refletimos sobre o papel da metodologia utilizada pelo autor bem como sua contribuição para a Educação Matemática, considerando o processo ensino aprendizagem de maneira mais integradora e significativa.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Isaura Aparecida Torse de Almeida, EMEFM GUIOMAR CABRAL

Professora da EMEFM Guiomar Cabral.

References

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC; SEF, 1998.

LORENZATO, Sérgio. Laboratório de ensino de matemática e materiais didáticos manipuláveis. In: LORENZATO, Sérgio (org.). O Laboratório de ensino de matemática na formação de professores. Campinas: Autores Associados, 2006.

LORENZATO, Sérgio. Malba Tahan, um Precursor. Educação Matemática em Revista, n. 16, maio, p. 63-66, 2004.

LORENZATO, Sérgio. Um (re)encontro com Malba Tahan. Zetetiké – FE/CEMPEM/ UNICAMP, Campinas, SP, ano 3, n. 4, p. 95-102, 1995.

SCOPEL, Alexandro José Correia. Contribuições didáticas de Malba Tahan para o ensino de Matemática. 2010. Tese de Doutorado. Dissertação (Mestrado)–Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte.

TAHAN, MALBA. As maravilhas da Matemática. 2 ed. Rio de Janeiro: Bloch, 1973.

TAHAN, MALBA. Didática da Matemática. v.1, 3. ed. São Paulo: Saraiva, 1967.

TAHAN, MALBA. Didática da Matemática. v.2, 2. ed. São Paulo: Saraiva, 1965.

TAHAN, MALBA. Matemática Divertida e curiosa. 15ed. Rio de Janeiro: Record, 2001.

TAHAN, MALBA. O homem que calculava. 80. ed. Rio de Janeiro: Record, 2011.

Published

2018-05-01

Métricas


Visualizações do artigo: 48     PDF (Português (Brasil)) downloads: 22

How to Cite

TORSE DE ALMEIDA, Isaura Aparecida. A Didática de Malba Tahan: alunos como solucionadores criativos de problemas. Revista de Educação Matemática, [s. l.], vol. 15, no. 19, p. 345–352, 2018. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/268. Acesso em: 12 may. 2024.

Issue

Section

Práticas e Histórias de aulas de Matemática