A Formação de Professores Indígenas: o uso de jogos e computadores nas aulas de matemática

Autores

  • Keli Cristina Conti keli.conti@gmail.com
    Faculdade de Educação - Universidade Federal de Minas Gerais
  • Nayara Katherine Duarte Pinto nayarakatherine@hotmail.com
    Secretaria de Educação de Minas Gerais
  • Danielle Alves Martins daniellemartins125@hotmail.com
    Secretaria de Educação de Minas Gerais

Palavras-chave:

Educação Matemática, Educação escolar indígena, Formação inicial de professores, Jogos, Uso do computador, Sequência didática

Resumo

Este relato foi desenvolvido com o objetivo principal de descrever a utilização do jogo Trinca-Espinhas, a partir do uso de computadores, na formação de professores indígenas (habilitação em Matemática) em um curso de Formação Intercultural para Educadores Indígenas da Universidade Federal de Minas Gerais, especificamente na disciplina “Prática de Ensino”. Levando em conta as especificidades da educação escolar indígena, almejamos refletir sobre a formação de professores que atuarão nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio e a utilização do jogo e do computador como possibilidade didático-pedagógica no trabalho com estudantes na escola básica, em especial na escola indígena. A descrição da utilização do jogo foi realizada considerando a sequência didática desenvolvida durante a aula, com a apresentação do jogo, a familiarização com as regras, as intervenções e as discussões realizadas durante as jogadas até a elaboração de situações-problema sobre o jogo. No relato, demos destaque para os momentos de interação que consideramos serem mais produtivos. Avaliamos que essa atividade oportunizou momentos de aprendizagem por meio de uma abordagem lúdica e, por isso, acreditamos que as reflexões obtidas a partir dessa atividade poderão contribuir para a formação de professores e para a educação básica de maneira geral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BETTEGA, M. H. S. Educação continuada na era digital. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2010.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros Curriculares Nacionais: matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRITO, R. P. S. Apropriação das práticas de numeramento em um contexto de formação de educadores indígenas. 268f. Dissertação (Mestrado em Educação), Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2012.

FERREIRA, R. Educação escolar indígena e etnomatemática: a pluralidade de um encontro na tragédia pós-moderna. 269f. Tese (Doutorado em Educação), Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2005.

FERNANDES, N. L. R. Professores e Computadores: Navegar é preciso. Porto Alegre: Mediação, 2004.

GRANDO, R. C.. O jogo e a Matemática no contexto da sala de aula. São Paulo: Paulus, 2004.

PORTUGAL. Ministério da Educação de Portugal, Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular. Clic Mat: atividades interativas de Matemática. Lisboa, 2005.

SILVA, A. L. Uma “Antropologia da Educação” no Brasil? Reflexões a partir da escolarização indígena. In: SILVA, A. L; FERREIRA, M. K. L. Antropologia, história e educação: a questão indígena e a escola. 2ª.ed. São Paulo: Global, 2001.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Projeto Pedagógico do Curso de Formação Intercultural de Professores. Belo Horizonte, 2011.

Downloads

Publicado

01-01-2018

Métricas


Visualizações do artigo: 25     PDF downloads: 11

Como Citar

CONTI, Keli Cristina; DUARTE PINTO, Nayara Katherine; MARTINS, Danielle Alves. A Formação de Professores Indígenas: o uso de jogos e computadores nas aulas de matemática. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 15, n. 18, p. 136–149, 2018. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/280. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Práticas e Histórias de aulas de Matemática