Uma questão de média: reflexões sobre erros dos estudantes

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v20id360

Palavras-chave:

Análise de Erros, Estatística, Conceito de média, Metodologia de ensino de matemática

Resumo

Este trabalho parte da análise de uma experiência vivenciada pela autora como docente nas disciplinas de Estatística Aplicada e Bioestatística, a partir da correção de uma avaliação aplicada no segundo semestre de 2019, em cursos superiores de uma instituição federal. O estudo de abordagem qualitativa tem como objetivo apresentar uma reflexão sobre estratégias que auxiliem os estudantes na compreensão de média aritmética ponderada e os professores na abordagem desse conceito ou de outros conteúdos em momentos futuros, a partir da análise de erros (CURY, 2017). Dessa forma, utilizando-se da análise de conteúdo, as resoluções feitas pelos estudantes foram sistematizadas em seis categorias emergentes, exemplificadas e organizadas a partir do entendimento da pesquisadora sobre a compreensão e conceitos por eles utilizados. Os resultados evidenciam as dificuldades com o conceito de média e apontam para o papel da análise de erros como uma metodologia de ensino e de pesquisa a ser incorporada pelos professores de matemática. O trabalho também destaca a necessidade de observar a especificidade de cada estudante e as singularidades existentes no processo de ensino aprendizagem, qualificando a prática docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Bruna Larissa Cecco, Instituto Federal Farroupilha – IFFar

Mestra em Educação pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) e Doutoranda em Educação pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI/Frederico Westphalen). Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da área de Educação Matemática no Instituto Federal Farroupilha (IFFar), Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul, Brasil.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BRASIL. Instituto Federal Farroupilha. Pró-Reitoria de Ensino. Resolução nº 04/2010, de 22 de fevereiro de 2010. Regulamento da Avaliação do Rendimento Escolar. Santa Maria, 2010.

CRESPO, Antônio A. Estatística fácil. 19. ed. atual. São Paulo: Saraiva, 2009.

CURY, Helena Noronha. Retrospectiva histórica e perspectivas atuais da análise de erros em Educação Matemática. Zetetiké, Campinas, ano 3, n. 4, p. 39-50, 1995.

CURY, Helena Noronha. Análise de erros: o que podemos aprender com as respostas dos alunos. 2. ed. 2 reim. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

DE LA TORRE, S. Aprender com os erros: o erro como estratégia de mudança. Porto Alegre: Arte moderna, 2007. Parte I. Disponível em: https://staticsubmarino.b2w.io/sherlock/books/firstChapter/5957131.pdf . Acesso em 25 nov. 2020.

FERREIRA, Denise H. L.; JACOBINI, Otávio R.; CAMPOS, Celso R.; WODEWOTZKI, Maria Lúcia L. Reflexões sobre os erros em estatística: um estudo de caso em um curso de administração. REnCiMa, v.7, n.2, p. 13-24, 2016. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1091/817

GOMES, Romeu. Análise e Interpretação de dados de pesquisa qualitativa. In: MINAYO, Maria C. de S; GOMES, Suely F. D. (Org). Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. 33. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013. p. 79-108.

MAGINA, Sandra; CAZORLA, Irene; GITIRANA, Verônica; GUIMARÃES, Gilda. Concepções e concepções alternativas de média: Um estudo comparativo entre professores e alunos do Ensino Fundamental. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. especial 2, p. 59-72, 2010. Editora UFPR. https://doi.org/10.1590/S0104-40602010000500004

MINAYO, Maria C. de S. O desafio da Pesquisa Social. In: MINAYO, Maria C. de S; GOMES, Suely F. D. (Org). Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. 33. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013. p. 9-29.

PONTES; Jailson C.; NÚÑEZ, Isauro B.. Questões de Estatística e Probabilidade nas provas do ENEM: uma aproximação a erros e dificuldades de aprendizagem. Educação Matemática Debate, Montes Claros, Brasil, v. 3, n. 7, p. 87-110, jan./abr. 2019. https://doi.org/10.24116/emd.v3n7a05

SILVA, Andressa H; FOSSÁ, Maria I. T. Análise de conteúdo: exemplo de aplicação da técnica para análise de dados qualitativos. Qualitas Revista Eletrônica, Campina Grande, v. 17. n. 1, 2015.

Downloads

Publicado

12-09-2023

Métricas


Visualizações do artigo: 126     pdf downloads: 116

Como Citar

CECCO, Bruna Larissa. Uma questão de média: reflexões sobre erros dos estudantes. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 20, n. 01, p. e023088, 2023. DOI: 10.37001/remat25269062v20id360. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/360. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos