Articulações entre a pesquisa em Educação Matemática no Brasil e as dimensões da Educação em Direitos Humanos: um ensaio de possibilidades

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v20id392

Palavras-chave:

Educação em Direitos Humanos, Justiça Social, Ensaio Teórico

Resumo

Com o amadurecimento da área, a Educação Matemática tem se preocupado com os impactos sociais da matemática na sociedade, principalmente em relação ao impacto do sucesso ou fracasso com a matemática escolar nas desigualdades sociais. Apesar dessa percepção, muitos pesquisadores ainda se baseiam na suposta neutralidade da matemática e da ciência de uma forma geral para evitar tocar em assuntos de natureza política. A partir de um olhar mais atencioso, alguns pesquisadores buscam romper com essa visão, aproximando a Educação Matemática de discussões políticas e sociais de caráter reflexivo. Nesse artigo, teceremos discussões articulando trabalhados de educadores matemáticos brasileiros, permeando-os pelas três dimensões da Educação em Direitos Humanos e buscaremos refletir sobre de que maneira esses trabalhos articulam as questões particulares da Educação Matemática com os aspectos críticos abordados em cada pesquisa.

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Biografia do Autor

Luísa Cardoso Mendes, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestra em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutoranda em Ensino e História da Matemática e da Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Endereço para correspondência: Av. Athos da Silveira Ramos, 149, Centro de Tecnologia, Bloco C, Sala 101. Cidade Universitária da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Agnaldo da Conceição Esquincalha, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Endereço para correspondência: Av. Athos da Silveira Ramos, 149, Centro de Tecnologia, Bloco C, Sala 101. Cidade Universitária da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

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Publicado

19-11-2023

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Como Citar

MENDES, Luísa Cardoso; ESQUINCALHA, Agnaldo da Conceição. Articulações entre a pesquisa em Educação Matemática no Brasil e as dimensões da Educação em Direitos Humanos: um ensaio de possibilidades. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 20, n. 01, 2023. DOI: 10.37001/remat25269062v20id392. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/392. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos