A escolha do livro didático como prática curricular do professor
DOI:
10.37001/remat25269062v21id456Palavras-chave:
Livro didático, PNLD, Prática curricularResumo
Os livros didáticos constituem um dos elementos centrais em discussões contemporâneas em Educação Matemática. Este recurso, multifacetado, tem a sua escolha como uma das facetas que nos debruçamos. Tal escolha é uma das etapas do Programa Nacional do Livro e do Material Didático, e, apesar de ser um processo habitual, ele não é simples. Exige dos professores tempo e intencionalidade, alinhados aos valores que defendem. Este texto propõe reflexões no sentido de contribuir com o trabalho docente, diante do processo de escolha das obras que serão utilizadas por ele em sua prática de sala de aula. Destaca-se ainda a importância do preparo do professor para tal processo, uma vez que pesquisas indicam que a temática da escolha do livro didático é pouco abordada durante a formação inicial dos professores. Apresenta-se também uma estrutura (aberta, flexível e adaptável à realidade do professor) para a escolha do livro didático visando colaborar com o trabalho de avaliação e escolha que o professor possa desenvolver perante os livros aprovados pelo MEC em suas escolas.
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