A escolha do livro didático como prática curricular do professor

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v21id456

Palavras-chave:

Livro didático, PNLD, Prática curricular

Resumo

Os livros didáticos constituem um dos elementos centrais em discussões contemporâneas em Educação Matemática. Este recurso, multifacetado, tem a sua escolha como uma das facetas que nos debruçamos. Tal escolha é uma das etapas do Programa Nacional do Livro e do Material Didático, e, apesar de ser um processo habitual, ele não é simples. Exige dos professores tempo e intencionalidade, alinhados aos valores que defendem. Este texto propõe reflexões no sentido de contribuir com o trabalho docente, diante do processo de escolha das obras que serão utilizadas por ele em sua prática de sala de aula. Destaca-se ainda a importância do preparo do professor para tal processo, uma vez que pesquisas indicam que a temática da escolha do livro didático é pouco abordada durante a formação inicial dos professores. Apresenta-se também uma estrutura (aberta, flexível e adaptável à realidade do professor) para a escolha do livro didático visando colaborar com o trabalho de avaliação e escolha que o professor possa desenvolver perante os livros aprovados pelo MEC em suas escolas.

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Biografia do Autor

Rúbia Barcelos Amaral, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Livre-Docente em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professora da Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Lucas Carato Mazzi, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professor da Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Ana Paula Perovano, Southwest Bahia State University

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Luciana Vieira Andrade, ecretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte (SEEC/RN)

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professora da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte (SEEC/RN).

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Publicado

21-06-2024

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Como Citar

AMARAL, Rúbia Barcelos; MAZZI, Lucas Carato; PEROVANO, Ana Paula; ANDRADE, Luciana Vieira. A escolha do livro didático como prática curricular do professor. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 21, 2024. DOI: 10.37001/remat25269062v21id456. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/456. Acesso em: 20 maio. 2025.

Edição

Seção

Edição Especial - Investigações e Práticas Curriculares em Educação Matemática

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