Encontro entre as diferenças nas aulas de matemática com estudantes imigrantes: interlocuções com algumas perspectivas de Paulo Freire

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v22id450

Palavras-chave:

Dicotomia Nós-Outro, Paulo Freire, Imigrantes, Educação Matemática

Resumo

Esse artigo se uni a esforços de pensar possibilidades aos desafios impostos a educação matemática frente ao um contexto de imigrações internacionais. Um contexto permeado por desigualdades e injustiças sociais, emergem diversas barreiras no desempenho e nos motivos dos estudantes imigrantes em aprender matemática, demandando ambientes de aprendizagem mais democráticos e inclusivos. De natureza teórica e fundamentado em dados empíricos da realidade social brasileira, esse artigo tem como objetivo explorar e discutir elementos presentes nas obras de Paulo Freire que possam fomentar a reflexão sobre as oportunidades associadas à educação matemática em contextos caracterizados pelas diversidades diante a presença de estudantes imigrantes. As falas de imigrantes e professores de matemática ajudam a descrever o contexto para reflexões e insights sobre possibilidades de superação da dicotomia Nos-Outros nas e pelas aulas de matemática. O encontro entre as diferenças representa uma oportunidade fundamental para transcender essa dicotomia e estabelecer encontros entre estudantes imigrantes e não imigrantes nas aulas de matemática em fundamentação com na educação para a tolerância e na educação como parte de liberdade e fundamentado no sentido da superação de relações baseadas no ódio às diferenças que desencadeiam o racismo e a xenofobia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Manuella Carrijo, Universidade Federal de Alfenas

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professora da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL).

Referências

AKOTIRENE, C. Interseccionalidade. São Paulo: Pólen. 2019.

BAUMAN, Z. Modernity and Ambivalence. Cambridge: Polity Press. 1991.

BARBOSA, J. Abordagens teóricas e metodológicas na Educação Matemática: aproximações e distanciamentos. Em A. Oliveira, M. Ortigão, Abordagens teóricas e metodológicas nas pesquisas em educação matemática (pp. 17-57). Brasília: Sociedade Brasileira de Educação Matemática. 2018.

CARNEIRO, S. Racismo, Sexismo e Desigualdade Social no Brasil. 7. ed. São Paulo: Selo Negro, 2011. 190 p.

CARNEIRO, C. Discriminação e preconceito em migração qualificada para o Brasil: restrições relatadas por estudantes na Universidade de São Paulo. Périplos: Revista De Estudos Sobre Migrações, 2. Fonte: https://www.periodicos.unb.br/index.php/obmigra_periplos/article/view/21224. 2018.

CIVIL , M. (2012). Mathematics Teaching and Learning of Immigrant Students: An Overview of The Research Field Across Multiple Settings. Em: O. Skovsmose, B. Greer (Eds.), Opening the Cage: Critique and Politics of Mathematics Education (pp. 127–142). SensePublishers Rotterdam. doi:https://doi.org/10.1007/978-94-6091-808-7_6

FREIRE, P. Pedagogia da indignação. São Paulo: Editora UNESP, 2000.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 44. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

FREIRE, P. Pedagogia tolerância. São Paulo: Paz e Terra, 2017.

FREIRE, P. Educação como prática de liberdade. São Paulo: Paz e Terra, 2015.

GREER, B., MUKHOPADHYAY , S. The Hegemony of Mathematics. Em O. Skovsmose, B. Greer (Eds.), Opening the Cage: Critique and Politics of Mathematics Education (pp. 229–248). SensePublishers Rotterdam. 2012. doi:https://doi.org/10.1007/978-94-6091-808-7

GUTSTEIN, E. Reading and writing the world with mathematics: Toward a pedagogy for social justice. New York, NY: Routledge. 2006.

GUTIÉRREZ, R. The Sociopolitical Turn in Mathematics Education. Journal for Research in Mathematics Education, 44(1), pp. 37-68. 2013. doi:https://doi.org/10.5951/jresematheduc.44.1.0037

LAVILLE,C; DIONNE, J. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas.Porto Alegre: Artmed : BeloHorizonte: Editora UFMQ 1999. 339 p.

LEACOCK, E. Race and the "We-They Dichotomy" in Culture and Classroom. Anthropology & Education Quarterly, 8(2), pp. 152-159. 1977. Fonte: https://www.jstor.org/stable/3216422

MARTIN, D. B. Researching race in mathematics education. Teacher College Record, 111(2), pp. 295–338. 2009. Fonte: https://eric.ed.gov/?id=EJ829114

MUNANGA, K. Uma Abordagem Conceitual das Noções de Raça, Racismo, Identidade e Etnia. Em A. Brandão (Ed.), Programa de Educação Sobre o Negro na Sociedade Brasileira. EDUFF. 2004.

OLIVEIRA, L. Imigrantes, xenofobia e racismo: uma análise de conflitos em escolas municipais de São Paulo (Immigrants, xenophobia and racism: an analysis of conflicts in municipal schools in São Paulo). Doctoral Dissertation, Pontifical Catholic University of São Paulo (PUC-SP), Postgraduate Program in Education, São Paulo. 2019.

POWELL, A. B., FRANKENSTEIN , M. (Eds.). Ethnomathematics: Challenging Eurocentrism in mathematics education. State University of New York Press. 1997.

RODRIGUEZ, S. “Risky” subjects: Theorizing migration as risk and implications for newcomers. 2018.

SKOVSMOSE, O. Travelling through education: Uncertainty, mathematics, responsibility. Sense Publishers. 2005.

______________. An invitation to critical mathematics education. SensePublishers Rotterdam. doi:https://doi.org/10.1007/978-94-6091-442-3. 2011.

______________. Critical Mathematics Education. In: S. Lerman (Ed.), Encyclopedia of Mathematics Education (pp. 154–159). Cham: Springer. 2020. doi:https://doi.org/10.1007/978-3-030-15789-0_34.

______________. Crisis, critique and mathematics. Philosophy of Mathematics Education Journal, 35. 2019 a.

______________. Inclusions, Meetings and Landscapes. Em D. Kollosche, R. Marcone, M. Knigge, M. Penteado, O. Skovsmose (Eds.), Inclusive Mathematics Education : State-of-the-Art Research from Brazil and Germany (pp. 71-84). Cham: Springer. 2019 b.

______________. Mathematics and crises. Educational Studies in Mathematics, pp. 369–383. 2021. doi:https://doi.org/10.1007/s10649-021-10037-0

______________. Critical mathematics education. Springer. 2023.

SKOVSMOSE, O., MOURA, A. Q., CARRIJO, M. Inclusive citizenship through mathematics education: a conceptual investigation. ZDM – Mathematics Education. 2023. doi:https://doi.org/10.1007/s11858-023-01470-x

TELLES, E. Racismo à Brasileira: uma nova perspectiva sociológica. Rio de Janeiro: Relume Dumará/Fundação Ford. 2003.

TELLES, E. Rependando as relações de raça no Brasil. Teoria & Pesquisa: Revista de Ciência Política, 1(42). 2009. doi:https://doi.org/10.4322/tp.v1i42.59

VALOYES-CHÁVEZ, L., MONTECINO, A., GUZMÁNC, P. Global mobility and processes of racialisation: the case of immigrant adults in mathematics education. Research in Mathematics Education, 23(3), pp. 248-261. 2021. doi:https://doi.org/10.1080/14794802.2021.1993979

Downloads

Publicado

01-08-2024

Métricas


Visualizações do artigo: 268     PDF downloads: 159

Como Citar

CARRIJO, Manuella. Encontro entre as diferenças nas aulas de matemática com estudantes imigrantes: interlocuções com algumas perspectivas de Paulo Freire. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 22, 2024. DOI: 10.37001/remat25269062v22id450. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/450. Acesso em: 30 abr. 2025.

Edição

Seção

Edição Especial - Educação Matemática com Paulo Freire: práticas, pesquisas e políticas