Encontro entre as diferenças nas aulas de matemática com estudantes imigrantes: interlocuções com algumas perspectivas de Paulo Freire
DOI:
10.37001/remat25269062v22id450Palabras clave:
Dicotomia Nós-Outro, Paulo Freire, Imigrantes, Educação MatemáticaResumen
Esse artigo se uni a esforços de pensar possibilidades aos desafios impostos a educação matemática frente ao um contexto de imigrações internacionais. Um contexto permeado por desigualdades e injustiças sociais, emergem diversas barreiras no desempenho e nos motivos dos estudantes imigrantes em aprender matemática, demandando ambientes de aprendizagem mais democráticos e inclusivos. De natureza teórica e fundamentado em dados empíricos da realidade social brasileira, esse artigo tem como objetivo explorar e discutir elementos presentes nas obras de Paulo Freire que possam fomentar a reflexão sobre as oportunidades associadas à educação matemática em contextos caracterizados pelas diversidades diante a presença de estudantes imigrantes. As falas de imigrantes e professores de matemática ajudam a descrever o contexto para reflexões e insights sobre possibilidades de superação da dicotomia Nos-Outros nas e pelas aulas de matemática. O encontro entre as diferenças representa uma oportunidade fundamental para transcender essa dicotomia e estabelecer encontros entre estudantes imigrantes e não imigrantes nas aulas de matemática em fundamentação com na educação para a tolerância e na educação como parte de liberdade e fundamentado no sentido da superação de relações baseadas no ódio às diferenças que desencadeiam o racismo e a xenofobia.
Descargas
Métricas
Citas
AKOTIRENE, C. Interseccionalidade. São Paulo: Pólen. 2019.
BAUMAN, Z. Modernity and Ambivalence. Cambridge: Polity Press. 1991.
BARBOSA, J. Abordagens teóricas e metodológicas na Educação Matemática: aproximações e distanciamentos. Em A. Oliveira, M. Ortigão, Abordagens teóricas e metodológicas nas pesquisas em educação matemática (pp. 17-57). Brasília: Sociedade Brasileira de Educação Matemática. 2018.
CARNEIRO, S. Racismo, Sexismo e Desigualdade Social no Brasil. 7. ed. São Paulo: Selo Negro, 2011. 190 p.
CARNEIRO, C. Discriminação e preconceito em migração qualificada para o Brasil: restrições relatadas por estudantes na Universidade de São Paulo. Périplos: Revista De Estudos Sobre Migrações, 2. Fonte: https://www.periodicos.unb.br/index.php/obmigra_periplos/article/view/21224. 2018.
CIVIL , M. (2012). Mathematics Teaching and Learning of Immigrant Students: An Overview of The Research Field Across Multiple Settings. Em: O. Skovsmose, B. Greer (Eds.), Opening the Cage: Critique and Politics of Mathematics Education (pp. 127–142). SensePublishers Rotterdam. doi:https://doi.org/10.1007/978-94-6091-808-7_6
FREIRE, P. Pedagogia da indignação. São Paulo: Editora UNESP, 2000.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 44. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
FREIRE, P. Pedagogia tolerância. São Paulo: Paz e Terra, 2017.
FREIRE, P. Educação como prática de liberdade. São Paulo: Paz e Terra, 2015.
GREER, B., MUKHOPADHYAY , S. The Hegemony of Mathematics. Em O. Skovsmose, B. Greer (Eds.), Opening the Cage: Critique and Politics of Mathematics Education (pp. 229–248). SensePublishers Rotterdam. 2012. doi:https://doi.org/10.1007/978-94-6091-808-7
GUTSTEIN, E. Reading and writing the world with mathematics: Toward a pedagogy for social justice. New York, NY: Routledge. 2006.
GUTIÉRREZ, R. The Sociopolitical Turn in Mathematics Education. Journal for Research in Mathematics Education, 44(1), pp. 37-68. 2013. doi:https://doi.org/10.5951/jresematheduc.44.1.0037
LAVILLE,C; DIONNE, J. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas.Porto Alegre: Artmed : BeloHorizonte: Editora UFMQ 1999. 339 p.
LEACOCK, E. Race and the "We-They Dichotomy" in Culture and Classroom. Anthropology & Education Quarterly, 8(2), pp. 152-159. 1977. Fonte: https://www.jstor.org/stable/3216422
MARTIN, D. B. Researching race in mathematics education. Teacher College Record, 111(2), pp. 295–338. 2009. Fonte: https://eric.ed.gov/?id=EJ829114
MUNANGA, K. Uma Abordagem Conceitual das Noções de Raça, Racismo, Identidade e Etnia. Em A. Brandão (Ed.), Programa de Educação Sobre o Negro na Sociedade Brasileira. EDUFF. 2004.
OLIVEIRA, L. Imigrantes, xenofobia e racismo: uma análise de conflitos em escolas municipais de São Paulo (Immigrants, xenophobia and racism: an analysis of conflicts in municipal schools in São Paulo). Doctoral Dissertation, Pontifical Catholic University of São Paulo (PUC-SP), Postgraduate Program in Education, São Paulo. 2019.
POWELL, A. B., FRANKENSTEIN , M. (Eds.). Ethnomathematics: Challenging Eurocentrism in mathematics education. State University of New York Press. 1997.
RODRIGUEZ, S. “Risky” subjects: Theorizing migration as risk and implications for newcomers. 2018.
SKOVSMOSE, O. Travelling through education: Uncertainty, mathematics, responsibility. Sense Publishers. 2005.
______________. An invitation to critical mathematics education. SensePublishers Rotterdam. doi:https://doi.org/10.1007/978-94-6091-442-3. 2011.
______________. Critical Mathematics Education. In: S. Lerman (Ed.), Encyclopedia of Mathematics Education (pp. 154–159). Cham: Springer. 2020. doi:https://doi.org/10.1007/978-3-030-15789-0_34.
______________. Crisis, critique and mathematics. Philosophy of Mathematics Education Journal, 35. 2019 a.
______________. Inclusions, Meetings and Landscapes. Em D. Kollosche, R. Marcone, M. Knigge, M. Penteado, O. Skovsmose (Eds.), Inclusive Mathematics Education : State-of-the-Art Research from Brazil and Germany (pp. 71-84). Cham: Springer. 2019 b.
______________. Mathematics and crises. Educational Studies in Mathematics, pp. 369–383. 2021. doi:https://doi.org/10.1007/s10649-021-10037-0
______________. Critical mathematics education. Springer. 2023.
SKOVSMOSE, O., MOURA, A. Q., CARRIJO, M. Inclusive citizenship through mathematics education: a conceptual investigation. ZDM – Mathematics Education. 2023. doi:https://doi.org/10.1007/s11858-023-01470-x
TELLES, E. Racismo à Brasileira: uma nova perspectiva sociológica. Rio de Janeiro: Relume Dumará/Fundação Ford. 2003.
TELLES, E. Rependando as relações de raça no Brasil. Teoria & Pesquisa: Revista de Ciência Política, 1(42). 2009. doi:https://doi.org/10.4322/tp.v1i42.59
VALOYES-CHÁVEZ, L., MONTECINO, A., GUZMÁNC, P. Global mobility and processes of racialisation: the case of immigrant adults in mathematics education. Research in Mathematics Education, 23(3), pp. 248-261. 2021. doi:https://doi.org/10.1080/14794802.2021.1993979
Descargas
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 269 PDF (Português (Brasil)) downloads: 159
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista de Educação Matemática

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.