Relações entre a Modelagem Matemática e a perspectiva do Diálogo em contextos educacionais

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v22id451

Palavras-chave:

Modelagem Matemática; Diálogo; Educação Matemática; Educação Matemática Crítica

Resumo

É possível identificar relações entre Modelagem Matemática e a perspectiva do diálogo presentes nas práticas e pesquisas em Educação Matemática. Neste ensaio teórico, o objetivo é evidenciar relações entre aspectos constituintes da Modelagem Matemática e do diálogo na literatura. Para tanto, foram examinadas publicações que abordam os dois temas. Procurou-se estabelecer as relações buscando aspectos em que os referenciais estão em consonância. Os resultados indicam que há consonâncias entre a Modelagem e o diálogo, independentemente da perspectiva adotada para o desenvolvimento da Modelagem, expressando concordância e harmonia. É possível encontrar relações em etapas específicas ou mesmo no processo de Modelagem como um todo. Expressões emblemáticas dessas consonâncias são: investigação, problematização, produção de conhecimento coletivo, reflexão sobre a realidade. As relações são evidenciadas considerando dois sentidos: “do diálogo para a Modelagem” e “da Modelagem para o diálogo”. Tratam-se, portanto, de interrelações. Posteriormente examinamos as relações percebidas a partir do desenvolvimento da Modelagem de acordo com a Educação Matemática Crítica. Os resultados indicam também que, quando a Modelagem é desenvolvida na perspectiva sociocrítica, que tem como suporte teórico a Educação Matemática Crítica, as consonâncias ficam ainda mais evidentes. Expressões emblemáticas dessas relações são: posturas democráticas, confiança, posicionamentos críticos, cidadania, autonomia, educação transformadora, papel sociocultural da matemática, alfabetização matemática, iniciativa, escola democrática.

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Biografia do Autor

Regina Helena de Oliveira Lino Franchi, Universidade Federal do ABC

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professora da Universidade Federal do ABC (UFABC).

Karen Ramos, Universidade Federal do ABC

Mestra em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática pela Universidade Federal do ABC (UFABC). 

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Publicado

01-08-2024

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Como Citar

FRANCHI, Regina Helena de Oliveira Lino; RAMOS, Karen. Relações entre a Modelagem Matemática e a perspectiva do Diálogo em contextos educacionais . Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 22, 2024. DOI: 10.37001/remat25269062v22id451. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/451. Acesso em: 30 abr. 2025.

Edição

Seção

Edição Especial - Educação Matemática com Paulo Freire: práticas, pesquisas e políticas