Aprendendo números inteiros: uma experiência baseada na Teoria dos Campos Conceituais

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v20id483

Palavras-chave:

Teoria dos Campos Conceituais; Aprendizagem de Números Positivos e Negativos; Material Didático.

Resumo

 

RESUMO

Este artigo tem como objetivo relatar uma experiência didática para a aprendizagem de números positivos e negativos, com a utilização de materiais concretos, nos Anos Finais do Ensino Fundamental (EF). As atividades foram realizadas em uma escola pública, no município de Porto Alegre (RS), e contaram com a colaboração de 42 estudantes. A Introdução apresenta breve histórico com relação ao uso de números negativos, dificuldades vivenciadas pelos estudantes com tais números e o uso de materiais manipulativos para o ensino e aprendizagem de matemática, justificando as escolhas feitas. Na Fundamentação Teórica, apresenta-se a Teoria dos Campos Conceituais (TCC), que embasa a elaboração dos materiais e atividades relacionadas a eles. Na metodologia, detalham-se materiais, atividades e participantes. Em Resultados e Discussões, alguns pontos da prática são discutidos. Conclui-se que os materiais podem favorecer a aprendizagem de números positivos e negativos, ainda que alguns deles precisem aprimoramento, assim como o modo de aplicá-los.

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Biografia do Autor

João Francisco Staffa da Costa, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS

Doutorando e mestre em Educação em Ciências e Matemática (PUCRS). Licenciado em Matemática (UFRGS). Professor de matemática na Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre. ORCID. https://orcid.org/0000-0003-1672-6562. E-mail: eng.staffa@gmail.com.

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Publicado

25-08-2023

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Como Citar

COSTA, João Francisco Staffa da. Aprendendo números inteiros: uma experiência baseada na Teoria dos Campos Conceituais. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 20, n. 01, p. e023104, 2023. DOI: 10.37001/remat25269062v20id483. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/483. Acesso em: 17 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos