Aprendendo números inteiros: uma experiência baseada na Teoria dos Campos Conceituais
DOI:
10.37001/remat25269062v20id483Palabras clave:
Teoria dos Campos Conceituais; Aprendizagem de Números Positivos e Negativos; Material Didático.Resumen
RESUMO
Este artigo tem como objetivo relatar uma experiência didática para a aprendizagem de números positivos e negativos, com a utilização de materiais concretos, nos Anos Finais do Ensino Fundamental (EF). As atividades foram realizadas em uma escola pública, no município de Porto Alegre (RS), e contaram com a colaboração de 42 estudantes. A Introdução apresenta breve histórico com relação ao uso de números negativos, dificuldades vivenciadas pelos estudantes com tais números e o uso de materiais manipulativos para o ensino e aprendizagem de matemática, justificando as escolhas feitas. Na Fundamentação Teórica, apresenta-se a Teoria dos Campos Conceituais (TCC), que embasa a elaboração dos materiais e atividades relacionadas a eles. Na metodologia, detalham-se materiais, atividades e participantes. Em Resultados e Discussões, alguns pontos da prática são discutidos. Conclui-se que os materiais podem favorecer a aprendizagem de números positivos e negativos, ainda que alguns deles precisem aprimoramento, assim como o modo de aplicá-los.
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