Expectativa versus Realidade: “Não Era a Matemática que Eu Esperava”

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v21id509

Resumo

Neste artigo, apresentamos um recorte da pesquisa de doutorado do primeiro autor, que foi finalizada em fevereiro de 2022, no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEduMat) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), sob a orientação do segundo autor. O objetivo da pesquisa era descrever como alunos e alunas do Ensino Médio Integrado (EMI) e do Ensino Superior de um Campus do Instituto Federal Goiano se constituíam enquanto sujeito-aluno excluído pelo currículo de matemática. O material de análise foi constituído por textualizações de entrevistas narrativas com estudantes do EMI, que cursaram a dependência na disciplina de matemática, e com estudantes evadidos do curso de Licenciatura em Matemática, ambos da referida instituição de ensino. Utilizou-se a Análise do Discurso, inspirada nas teorizações do filósofo Michel Foucault, com a finalidade de destacar enunciados sobre o que foi dito pelos estudantes, na direção de alcançar nossos objetivos. O enunciado que apresentaremos nesse recorte é: ‘não era a matemática que eu esperava’. Nele, os estudantes culpabilizam a matemática eurocêntrica pelo seu processo de exclusão. Veremos que esse enunciado, que coloca a matemática do norte global como a única verdadeira e aceita, é atravessado por outros campos discursivos, como o científico e o pedagógico/educacional, evidenciando como os currículos de matemática são territórios que produzem embates por significações hegemônicas, as quais precisamos problematizar e resistir. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ricardo Gomes Assunção, Instituto Federal Goiano

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Professor do Instituto Federal Goiano (IF Goiano).

Marcio Antonio da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com estágio pós-doutoral pela Stockholm University (SU). Professor da Universidade Federal da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).

Downloads

Publicado

21-06-2024

Métricas


Visualizações do artigo: 279     PDF downloads: 157

Como Citar

ASSUNÇÃO, Ricardo Gomes; SILVA, Marcio Antonio da. Expectativa versus Realidade: “Não Era a Matemática que Eu Esperava”. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 21, 2024. DOI: 10.37001/remat25269062v21id509. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/509. Acesso em: 30 abr. 2025.

Edição

Seção

Edição Especial - Investigações e Práticas Curriculares em Educação Matemática